Me chamo Lucas Lobato e hoje vivo em missão em Fortaleza (CE), mas eu comecei a evangelizar os pobres em Brasília (DF). Através da Promoção Humana nós visitávamos frequentemente o Setor Comercial Sul (SCS) e ali encontrávamos os pobres, naqueles buracos e na escuridão.
Foi ali que eu fui podendo viver a experiência de me confrontar comigo mesmo e descobrir Deus escondido no coração de cada um daqueles mais pequenos e mais necessitados.
Toda aquela experiência com os pobres foi gerando uma grande alegria dentro de mim e um desejo muito grande de santidade, de rezar e de corresponder a vontade de Deus. Foi então que um dia, enquanto rezava, Deus me confrontou com a palavra: “Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no Céu.” (Mt 19,21).
Então foi através dos pobres que eu fui descobrindo a minha vocação e o meu chamado à vida missionária. Hoje eu sou muito feliz por dar a minha vida a Deus, aos pobres, e também viver aquilo que a Igreja pede por meio do Papa Francisco, que diz desejar uma Igreja em saída, uma Igreja pobre para os pobres.
Em Fortaleza, no Projeto Shalom Amigo dos Pobres, eu tenho me deparado com histórias emocionantes, belíssimas e fortes. Histórias de pessoas que têm um rosto, um nome e que desejam mas que tudo o amor de Deus. Eles são sedentos e esperam que através de nós seja comunicado esse amor.
E através dessas experiências eu vou experimentando também o amor e a misericórdia de Deus na minha vida. Por isso eu só tenho que dizer que é muito bom evangelizar os pobres e o quanto é feliz uma oferta que gera a realização da vontade de Deus e poder dizer: obrigado, Senhor, por me teres escolhido, e obrigado, Senhor, também pelos pobres.
Lucas Lobato, discípulo da Comunidade de Vida
_______________
O testemunho de Lucas é o segundo episódio da série “Obrigado, Senhor, pelos pobres” publicada no Instagram do Shalom Brasília para celebrar o mês da Vocação. Confira o testemunho em vídeo.
Como ajudar
O Projeto Amigo dos Pobres faz parte das ações da Promoção Humana da Comunidade Católica Shalom durante a pandemia do novo coronavírus. Em dois meses, mais de 1.900 refeições foram entregues no Setor Comercial Sul, na área central de Brasília, e na Praça do Relógio, em Taguatinga. Os missionários também arrecadam cestas básicas, produtos de higiene, cobertores e roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
É possível contribuir com o projeto por meio de doações ou com o serviço voluntário de preparação das marmitas. Para ajudar, basta entrar em contato com o telefone (61) 993116530, ou entregar as doações nos Centros de Evangelização da Asa Sul (W3 507 Sul), Taguatinga (QNB 2 Casa 39) e Santa Maria (QC 01 Conjunto G Casa 11).
Doe
Associação Shalom Brasília
CNPJ: 07.044.456/0029-01
Banco do Brasil
Agência 1230-0
C/C 113464-7
BRB
Agência 202
C/C 034426-7
Leia Mais
Projeto leva marmitas e esperança às pessoas em situação de rua no DF