Notícias

Angélica Teixeira é a pregadora do Renascer em Brasília

Angélica iniciou sua partilha nos mostrando como mudamos de comportamento de acordo com o que nos acontece de bom ou de ruim.

comshalom

No segundo dia de Renascer em Brasília, os participantes conheceram Angélica Texeira, que atualmente é responsável pela formação dos membros da Comunidade de Vida e da Comunidade de Aliança. A celibatária tem votos definitivos na Vocação Shalom e veio de Fortaleza (CE) especialmente para o evento. Ela ministrará todas as pregações neste retiro de carnaval. 

Angélica iniciou sua partilha nos mostrando como mudamos de comportamento de acordo com o que nos acontece de bom ou de ruim. Vivemos em inconstâncias que tornam difícil respondermos quem de fato somos. Tudo porque o que nos define não está nos fatos, nas experiências diárias que tenho. O que nos define, de verdade, está dentro de nós. No mais íntimo de nós, descobrimos quem de fato somos: “Eu sou criatura de Deus e amada por Ele”. 

Segundo ela, “Partindo desta certeza, nada pode nos separar desse Amor. Nada, nada poderá nos separar, como diz São Paulo: ‘Nem poderes, nem alturas, nem principados, nem potestades, nem coisas do presente nem coisas que virão. Nada, nada pode nos separar do Amor de Deus’, porque o amor de Deus é o único capaz de nos definir. Quando temos consciência dessa realidade, nada pode nos derrotar. Vivemos as intempéries da vida na certeza de que no Amor de Deus, com Deus, tudo é superado. As situações difíceis, os interesses pessoais, as coisas vão perdendo o sentido, ou melhor, passam a ter outro sentido neste Amor de Deus”, completou. 

 “A primeira experiência que eu fiz com Deus foi a de uma grande eleição de Deus na minha vida. Deus simplesmente olha para mim e diz que veio me amar, que faz tudo por mim porque escolheu me amar”. 

O Renascer, neste ano, apresenta como tema a passagem de Marcos 10,49: “Coragem, Deus te chama. A fim de tornar melhor a experiência dos participantes, Angélica lembrou a imagem do cego de Jericó, conhecido como Bartimeu. “Deus quer mostrar o caminho que Jesus percorre para ensinar aos seus discípulos, hoje, nós, que a nossa vida começa em Deus e vai acabar nEle, seja para os crentes seja para os incrédulos, este é o princípio e o fim da vida humana. A vida começa aqui, mas a verdadeira vida está na eternidade. Sempre pensamos na eternidade como o céu. A verdade é que o homem nasceu para ser eterno. Porém, a eternidade pode ser vivida com Deus, no céu, ou, eternamente sem Deus, no inferno. Aqui Deus me instrui, me ensina, é como se fosse uma grande academia que fortalece em mim as estruturas que permitirão viver a vida na eternidade com Deus. Aqui sou treinado para viver com Deus e ir para a eternidade no céu. Tudo dependerá das minhas escolhas.” 

“O tempo que eu tenho aqui é para treinar os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu corpo, meu tato para conhecer Deus e aprender a escolhê-lo. Jesus é o Homem que Deus escolheu para começar esse grande processo de educação desde quando o homem pecou e decidiu ir para longe dEle. Deus vem ao nosso encontro, vem atrás de nós. Deus está atrás de você. Desde que você saiu dEle, a única coisa que Ele quer é trazer você de volta,” nos ensina Angélica.  Ele não desistiu de nós. Por isso Deus se fez Homem e habitou no meio de nós, Jesus. Tudo isso porque nos ama.

Tudo o que acontece em nossa vida é ocasião para que Deus nos leve para Ele. O cego Bartimeu estava à espera de Deus há muito tempo, ouvia falar de Deus e não perdeu a oportunidade quando Ele passou. Não percamos as oportunidades que Deus não dá para irmos ao encontro dEle. 

“Em Marcos, capítulo 8, Jesus cura um cego anônimo. não seremos ele? Ao ser curado por Jesus, este homem começa a ver homens que caminham como árvores. A vista dele estava turva, não via direito.  Mas Jesus continua a curar este cego e ele começa a entender, enxergar melhor o que está ao seu redor. Será que somos como ele? Acreditamos e não acreditamos em Deus. O sinal é que Jesus já começou a nossa cura, mesmo sendo como o cego anônimo, pois a nossa experiência com Deus é um processo. São poucos os homens, como São Paulo, que Jesus cura e converte fulminantemente. O comum é caminhar conosco em nossa vida, como fez no Antigo Testamento com o povo e os grandes líderes.”, complementou.

Angélica ainda pergunta: “Existe uma pedagogia de Deus. Em que ponto estamos? Já conseguimos ver ação de Deus em nossa vida? Somos gratos a tudo que fez e faz? Jesus nos ensina que nem tudo fará sentido para nós de uma vez, de um dia para o outro, embora se Ele quiser tudo pode se esclarecer instantaneamente.” 

Angélica volta ao exemplo do cego Bartimeu. Nesta cura, Jesus ensina que a mendicância é fruto da oração: “Se estamos necessitados gritamos, mendigamos. A nossa oração provoca a ação de Deus em nossa vida. Todos somos como Bartimeu, à beira da estrada, sentado, pedindo muitas coisas. Quando fizermos realmente a experiência de que somos amados por Deus, receberemos muito mais do que mendigamos, talvez não o que pedimos, mas o que o Senhor sabe que necessitamos. Ao nos relacionarmos com Cristo, somos curados de tudo em nossa existência. Mesmo que continuemos com problemas, acreditamos que tudo tem um sentido e uma resposta no Amor de Deus por nós. Este amor não pode ser explicado, mas pode ser experimentado. Não precisamos fazer nada para receber o Amor de Deus. Este amor é incondicional, gratuito, sem limites. Ser grato ou não ao que Deus faz por mim, não limita o Amor de Deus por mim. Deus ama sem medidas, excede todo o conhecimento humano. Somente pela fé vivemos neste e deste Amor”, finalizou. 

Que o Espírito Santo nos conceda a graça de acreditar neste Amor, decidir-se por Ele, depender dEle. Possamos pela graça do Espírito perceber a revelação de Deus em sua criação, na história da salvação e nos profetas de ontem, de hoje e de sempre. Amém.


Por Alessandra Aguiar
com a colaboração de Caio Lima


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.