Shalom Itapipoca: terra fecunda de missão
É com grande alegria que a missão Shalom Itapipoca comemorou 14 anos de fundação no município, no último dia 2 de abril, com Missa celebrada pelo Pe. Cesanildo Soares Moura, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Amontada. A celebração eucarística ocorreu no Centro Católico de Evangelização e atraiu jovens e famílias inteiras para agradecer a Deus as bênçãos e graças da missão na Diocese.
Pe. Cesanildo disse que é preciso ressuscitar. “Como diz São Bento, nossa cobiça deve ser espiritual. A gente nunca se dá por satisfeito. É a cada dia reconhecer nossa necessidade de Deus”. O sacerdote lembrou que muitos missionários passaram por aqui, outros estão sendo transferidos e muitos chegando. E que com estas mudanças, o que deve prevalecer para quem fica é Deus.
Bodas de Marfim com o Shalom
A jovem Crislene Maia, 26 anos, teve a primeira experiência com Deus, no primeiro Renascer, em 2000. Começou a fazer parte de um grupo de oração, participou do ministério de evangelização e ajudou junto às crianças.
Após cerca de cinco anos no Shalom, mudou-se para Sobral para fazer a faculdade de enfermagem. Retornou para Itapipoca no último mês de março e hoje, frequenta o grupo de oração às terças-feiras à noite. “É uma felicidade fazer parte desta história, mesmo o tempo que fiquei distante. Minha irmã passava para mim o que acontecia aqui. Quem bebe da graça, independente do caminho, do tempo, volta aos braços do Pai. Quero parabenizar todos os missionários, os que foram e os que estão hoje”, finalizou Crislene, irmã de uma vocacionada.
Uma história ligada ao projeto Volta Israel
Uma história que começou, na realidade, com um trabalho em parceria com a Secretaria da Justiça, na área da prevenção contra as drogas, no ano de 2000.
Enquanto o sítio no Poço Verde, onde hoje está localizada a Casa de Recuperação Bom Pastor – Projeto Volta Israel, era preparado, com estrutura necessária para acolher os residentes, os missionários começaram a chegar para fazer o trabalho de recuperação do álcool e das drogas, em Itapipoca. Eles aguardaram na casa apostólica do centro do município, até outubro de 2001. Para se manter, colhiam castanha de caju, faziam serviços domésticos e de campo.
A inauguração do Volta Israel ocorreu no dia 28 de fevereiro de 2002, em celebração eucarística presidida pelo então bispo, Dom Benedito de Albuquerque. Ou seja, dois anos após a chegada dos primeiros missionários em Itapipoca. Quem lutou para a vinda do Shalom em Itapipoca foi o bispo emérito Dom Benedito.
Muitos missionários já passaram por aqui.
Os responsáveis locais foram, na ordem cronológica: Menzia, Adailton, Max, Cleone e hoje, Sidney Santos.
Atualmente, a casa apostólica conta com 12 missionários: Sidney, Allan, José Roberto, Willian, Ricardo (jovem missão), Elayne, Kátia, Queila, Maíla, Aparecida, Carol e Alessandra (alianças missionárias).
Com as transferências e chegada dos novos missionários, a casa ficará com 19 missionários.
Uma missão com ramificações em outros municípios da Diocese
Uma missão que conta com grupos de oração para jovens, adultos, casais e crianças não apenas em Itapipoca, mas também, nos municípios de Itarema, Itapajé, Paraipaba e na localidade de Sítio Alegre.
Os números do Shalom Itapipoca
Confira os números da missão Shalom em Itapipoca, dos últimos três anos:
Ingressos na Comunidade de Vida: 8
Ingressos na Comunidade de Aliança: 7
Jovens em missão: 2
Bendito seja Deus, pela missão Shalom, que tem alcançado almas em toda Diocese de Itapipoca.