Formação

Anjos da Guarda

comshalom

A Igreja comemora, no dia 02 de Outubro, a festa dos Santos Anjos daGuarda. São eles espíritos celestes a quem Deus confiou a guarda eproteção dos homens. A cada ser humano, desde a hora de seu nascimento,foi confiado um Anjo da Guarda, que o acompanhará até o dia de suamorte, protegendo e assistindo não só contra os perigos temporais, masespecialmente contra os perigos espirituais. Embora o homem modernoprocure desmistificar sua existência ou a sua permanência ao lado dohomem como fiel companheiro, há provas evidentes e indiscutíveis nasSagradas Escrituras sobre o seu ofício divino.

Devemos ao Santo Anjo um afeto todo especial e temos por obrigaçãoamá-lo, honrá-lo e invocá-lo, pois é um grande amigo que temos e que vêincessantemente a face de Deus que está no Céu. Do berço até o túmulo,o Anjo da guarda vela por nós, nos defende e desvia das ciladas dodemônio. "Como um leão, ruge ao nosso lado", o demônio procura de todasas formas afastar o homem do caminho da virtude. É o que nos afirma SãoPedro em sua primeira carta, capítulo 5, versículos 8 e 9:

"Sede sóbrios e vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda ao redorde vós, como leão que ruge, buscando a quem possa devorar. 9.Resisti-lhe fortes na fé, cientes que vossos irmãos, espalhados pelomundo, sofrem a mesma tribulação."

Com nossas próprias forças somente, jamais conseguiremos fazer frenteao demônio, que possui grande poder para perder, enganar e destruir asalmas eternamente. Nas horas de perigo, o Santo Anjo nos incita àvirtude, convida-nos à resistência e apresenta a Deus as nossas oraçõese nossas boas obras, apoiando-nos com sua intercessão. É preciso,portanto, que façamos a nossa parte, invocando-o incessantemente,consultando-o diariamente em todas as nossas ações.

Durante cada minuto de nossa existência, trava-se uma batalha tremendaentre o Anjo da Guarda e o demônio, cada qual usando de todos os meiospossíveis, um para nos salvar, outro para nos perder. Uma batalhainvisível aos nossos olhos, porém, real e verdadeiramente terrível. Foipelo poder do Anjo mau que o pecado entrou no mundo. Foi o demônio quempersuadiu Adão e Eva a pecarem; toda a balbúrdia subseqüente àquela"sutil" desobediência à Deus, repercutiu de forma avassaladora nomundo. Assim, não é difícil decifrar a origem de toda maldade,corrupção, impurezas, guerras e todo o gênero de malignidade humana:São provenientes das nossas próprias opções, da nossa livre escolha emhomologar as más inclinações que se nos fizeram presentes. Por maiorque seja a tentação, a decisão final será exclusivamente nossa peloexercício do livre arbítrio, que nos torna seres perfeitos para optarentre o bem o mal. Quem não acredita no Santo Anjo, certamente tambémnão acredita no demônio. Sendo assim, torna-se o diabo uma presençainsuspeita, onde suas emboscadas são duplamente perigosas.

As tentações do demônio vencem-se com vigilância, jejum, mortificação,oração e confiança à Santíssima Virgem e ao Anjo da Guarda. NossaSenhora, preservada da mancha original, comanda toda a legião de Anjosdo Céu e da Terra. Cumpre seu ofício divino na batalha para esmagar acabeça de Satanás. Invocada pela Igreja universal como "Rainha dosAnjos", ouve as preces dirigidas ao nosso Anjo da Guarda e as apresentaa Deus.

Especialmente na hora do medo, da dúvida, da ira ou da tentação,lembremo-nos da oração que o filhinho aprende, já nos primeirosexercícios da fala: O Santo Anjo. Seja esta oração infantil nossacompanheira inseparável nos momentos de tribulação. Desde o desabrocharda vida até o desenlace, poderosa espada no combate contra o mal:

Santo Anjo do Senhor meu zeloso e guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda e ilumina. Amém.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *