Formação

Ano Sacerdotal

comshalom

Dom Benedicto de Ulhôa Vieira

    Osque acompanham a vida da Igreja sabem que o Papa Bento XVI, no anopassado, convidou os católicos a aprofundarem os estudos sobre SãoPaulo para comemorar os dois mil anos do nascimento deste singularapóstolo. Muitos estudos surgiram em toda a parte aprofundando edifundindo a doutrina das epístolas paulinas.

    Agorao Papa, em recordação do grande santo João Maria Vianney, pároco dapequenina cidade francesa de Ars, convida o clero diocesano do mundotodo para, a partir deste mês de junho, viver um Ano Sacerdotal. Quer oPapa que os sacerdotes diocesanos, recordando o exemplo doextraordinário pároco de Ars, se afervorem na consagração de suas vidasa Deus, como fez o nosso santo Protetor. São cento e cinquenta anos damorte deste humilde pastor, que a Igreja apresentava como “protetor dospárocos” e o quer como modelo do clero diocesano, não só dos párocos.

    Tivea felicidade, ainda moço, de visitar a pequenina cidade, da qual SãoJoão Maria Vianney foi pároco por longos anos, dedicando-se sobretudoao ministério do confessionário. Seu corpo intacto, como se tivesseacabado de partir desta vida há apenas poucas horas, repousa sob oaltar lateral da Igreja matriz. Celebrei naquele altar, sobre seucorpo, com o cálice que ele, em vida, usava para suas missas. E guardo,no relicário da memória, a imagem daquele corpo santo, que Deus proibiua terra de consumir.

    Anossa Arquidiocese teve a graça privilegiada do céu de ter tido, noclero diocesano, entre tantos que se dedicaram ao povo de Deus,verdadeiros e virtuosos sacerdotes, que já gozam da felicidade da visãobeatífica. Quem não se lembra em Uberaba dos que Deus chamou para arecompensa, entre outros, do Monsenhor Genésio, do Padre Eddie, doMonsenhor Jorge Fialho e outros que viveram a integridade de suaconsagração?

    AnoSacerdotal é um convite forte de Deus para nos afervorarmos no serviçoda Igreja, na oração, na dedicação ao povo cristão, na alegria de nossaeterna juventude. O padre tem de ser lâmpada acesa a clarear o mundoquando começa a escurecer e rico de provisão de bondade para os queDeus lhe confiou no seu ministério.

    Nestemês a Igreja de Uberaba se enriquece com cinco novos sacerdotesdiocesanos. É uma felicidade para a Arquidiocese ter hoje númerosuficiente de sacerdotes diocesanos, pelos quais sempre rezamos paraque sejam fiéis e vivam a felicidade do primeiro dia.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *