Institucional

Aos Confins da Terra!

comshalom

Vigília na Diaconia marca visita de Dom Rino Fisichella à Comunidade Shalom.

A noite de 28 de janeiro ficará gravada na mente e no coração dos participantes da Vigília “Aos Confins da Terra”. O evento foi preparado para a visita de Dom Rino Fisichella à Comunidade Shalom. O Arcebispo vindo da Itália é presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização.

Muitos foram os momentos artísticos, formativos e oracionais que compuseram a noite. A Vigília teve início com algumas palavras de Dom Rino Fisichella aos jovens. Logo em seguida, os participantes puderam conferir o espetáculo Resposta, apresentação que narra o início da Comunidade Shalom, e mostra a experiência feita por Moysés Azevedo, Emmir Nogueira, e outros jovens.

O evento seguiu com um momento de perguntas e respostas com Dom Rino. As perguntas eram feitas por jovens que estavam no palco e por muitos que enviavam seus questionamentos através das redes sociais. O Arcebispo foi questionado sobre o chamado vocacional. Em resposta, ele fez alusão ao chamado de Samuel. “Essa voz (de Jesus) não se pode esquecer jamais. É uma voz diferente de todas. Se não fizermos silêncio na vida essa voz não chega a nós. É necessário silêncio”, afirmou.

Dom Rino foi perguntado ainda sobre a evangelização em meio a uma sociedade tão relativista. Ele contou que a melhor resposta para o homem de hoje é a Verdade. “Dizer a Verdade, simplesmente dizer a verdade. Nenhum de nós quer ser enganado. Muitas vezes o mundo nos ilude, nos faz ver a ficção. É necessário que digamos a verdade uns aos outros. A Verdade é uma só”.

A noite prosseguiu com show da banda Missionário Shalom. Os jovens de diversas missões que se encontraram na Diaconia dançaram ao som dos principais sucessos da banda. A música “Oferta” serviu de motivação para iniciar o momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Momento Missão

Por volta das três da manhã, Moysés Azevedo e Emmir Nogueira conduziram o momento “Missão”. Moysés afirmou que o primeiro missionário foi Jesus Cristo pois Ele olhou o sofrimento da humanidade, saiu do seio da Trindade e veio a nós. A missionariedade, segundo ele, parte de uma experiência de misericórdia. “Quem prova da misericórdia de Deus se torna devedor de toda a humanidade”, afirmou Moysés.

Emmir Nogueira abordou a temática da evangelização. Entre testemunhos de evangelização, ela afirmou que para querermos evangelizar as pessoas em outros países, ser missionários na China ou Europa, por exemplo, é necessário primeiro querer evangelizar a pessoa que está do nosso lado, ser missionário para estes.

O coroamento da vigília se deu com a celebração da Santa Missa, às 4:30h. Na homilia o sacerdote falou da missão de evangelizar confiada aos jovens. “Os jovens são as armas de Deus, uma arma de esperança. Os jovens vão evangelizar pela esperança. Não devemos ofertar nossa vida depois, pois depois não vamos conseguir fazer mais nada. Se não fizermos as nossas loucuras o nosso perfume não se derramará”.

 

Guilherme Rocha.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *