Mundo

Apresentação do XXV Dia Mundial do Enfermo

 

Realizar-se-á, na próxima segunda-feira (6/02), na Sala de Imprensa da Santa Sé, uma colectiva para a apresentação do XXV Dia Mundial do Enfermo, que se realizará no próximo dia 11, em Lourdes, França.

Durante a coletiva de imprensa será apresentado também o Novo Documento dos Agentes da Saúde.

Tomarão parte da coletiva, entre outros, o Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, Prefeito do Serviço para o Desenvolvimento Humano Integral, que foi recebido em audiência pelo Papa, na manhã desta sexta-feira.

Origem do dia do enfermo

O Dia Mundial do Enfermo, instituído em 11 de fevereiro de 1992 por São João Paulo II, representa “um momento forte de oração, partilha, oferta do sofrimento pela Igreja, como também um apelo para que todos reconheçam no rosto do irmão enfermo a Santa Face de Cristo, que, ao sofrer, morrer e ressuscitar, atuou a salvação da humanidade”.

O Dia Mundial do Enfermo, festa de Nossa Senhora de Lourdes, tem portanto o objetivo de ser um alerta aos profissionais da saúde e aos familiares sobre o respeito do tratamento, dos cuidados e assistência física e emocional; trata-se ainda de um dia para se dispensar mais atenção, carinho e solidariedade com os enfermos.

Dia do enfermo no Brasil

No Brasil, o Dia do Enfermo foi criado através de uma iniciativa do Ministério da Saúde que, em 2002, lançou o programa de humanização dos hospitais, que busca transformá-los em ambientes mais humanos e sociáveis, não só entre os doentes e os responsáveis diretos – médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem – mas também com a participação de parentes e amigos.

Neste dia, busca-se “não discriminar quem tem uma doença, lembrando que estamos todos expostos a ela”. As doenças são apenas a prova de como a vida é frágil.

 

Fonte: Rádio Vaticano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *