Notícias

Arquidiocese de Teresina celebra 123 anos de criação e 21 de dedicação de sua Igreja Mãe

comshalom
FOTO: Arquidiocese de Teresina

A Arquidiocese de Teresina celebrou o 21º aniversário da dedicação de sua Igreja Mãe, a Catedral de Nossa Senhora das Dores. Nesta terça-feira, 20 de fevereiro, Dom Juarez Marques, Arcebispo Metropolitano, presidiu uma solene Santa Missa em ação de graças. 

Esta data também assinala o 123º aniversário da criação da Arquidiocese de Teresina, originalmente Diocese do Piauí. Sua fundação remonta à bula papal Supremum Catholicam Ecclesiam, promulgada pelo Papa Leão XIII em 20 de fevereiro de 1901 e publicada em 6 de janeiro de 1903.

“Nossa igreja está em festa. É júbilo e júbilo é alegria. Nos alegramos muito com o aniversário de nossa arquidiocese de Teresina, que completa 123 anos de criação, e também pela dedicação (da sua Igreja Mãe)”, comenta Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina.

Quando estabelecida, a Diocese englobava todas as paróquias do Piauí. Em 1944, foi subdividida em mais duas dioceses: Oeiras e Parnaíba. Com essa reorganização, a Diocese do Piauí foi renomeada como Diocese de Teresina, sendo posteriormente elevada à dignidade de Arquidiocese e Sé Metropolitana em 9 de agosto de 1952.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.