A Arquidiocese de Teresina celebrou o 21º aniversário da dedicação de sua Igreja Mãe, a Catedral de Nossa Senhora das Dores. Nesta terça-feira, 20 de fevereiro, Dom Juarez Marques, Arcebispo Metropolitano, presidiu uma solene Santa Missa em ação de graças.
Esta data também assinala o 123º aniversário da criação da Arquidiocese de Teresina, originalmente Diocese do Piauí. Sua fundação remonta à bula papal Supremum Catholicam Ecclesiam, promulgada pelo Papa Leão XIII em 20 de fevereiro de 1901 e publicada em 6 de janeiro de 1903.
“Nossa igreja está em festa. É júbilo e júbilo é alegria. Nos alegramos muito com o aniversário de nossa arquidiocese de Teresina, que completa 123 anos de criação, e também pela dedicação (da sua Igreja Mãe)”, comenta Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina.
Quando estabelecida, a Diocese englobava todas as paróquias do Piauí. Em 1944, foi subdividida em mais duas dioceses: Oeiras e Parnaíba. Com essa reorganização, a Diocese do Piauí foi renomeada como Diocese de Teresina, sendo posteriormente elevada à dignidade de Arquidiocese e Sé Metropolitana em 9 de agosto de 1952.