Brasil

Arquidiocese do Rio faz campanha para ajudar vítimas do temporal que assolou a cidade

Nível pluviométrico foi o maior desde 1997, de acordo com o Sistema Alerta Rio. Veja como ajudar.

comshalom
Rio de Janeiro 14 01 2024-chuvas no Rio de Janeiro provoca inundações em varios bairros como monitora a defesa civil foto DCERJ

A arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) lançou uma campanha de arrecadação para ajudar as pessoas atingidas pelo temporal que assolou a cidade no último final de semana. Bairros da Zona Norte e Oeste foram alagados e muitas famílias tiveram suas casas atingidas pela água, que chegou ao nível da cintura de um homem de 1,70 metros. Até agora, já foram registradas 11 mortes.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Anchieta, bairro da Zona Norte da cidade, foi o mais atingido pelo temporal. De acordo com o Sistema Alerta Rio, o nível pluviométrico da região foi o mais intenso desde 1997, com 259,2 mm em 24h. Outro bairro que sofreu com o alagamento foi Irajá, onde está localizado o Shopping Via Brasil em que a Comunidade Shalom promove ações de evangelização.

Missão reúne doações para familiares atingidos

Nenhum missionário da cidade foi atingido, mas a casa de alguns familiares sofreram alagamento. Entre as perdas estão eletrodomésticos, móveis e até veículos. A missionária da Comunidade Vida Juliana Keyt está recolhendo algumas doações para essas famílias. Para ajudar, basta entrar em contato através do telefone (21) 98325-4533.

Segundo dados divulgados pelo Centro de Operações, a cidade registrou 25 bolsões d’água, 17 pontos de alagamentos e cinco quedas de árvores. A Defesa Civil Municipal acionou 29 sirenes em 16 comunidades do município e o Corpo de Bombeiros atendeu a mais de 200 ocorrências relacionadas às chuvas em 24 horas. A maioria dos chamados foram para salvamentos de pessoas, inundações/alagamentos, cortes de árvores e desabamentos/deslizamentos.

Família perdeu todo enxoval de bebê de 21 dias

Uma das casas atingidas pela enchente foi a do casal Guilherme Mesquita e Aline Costa, moradores de Nova Iguaçu, cidade que fica a 40 km do Rio de Janeiro. O nível da água foi tanto que destruiu todo enxoval da filha Aurora, de apenas 25 dias. Moveis, berço, fraldas, entre outros artigos foram perdidos no temporal. Amigos e familiares do casal se reuniram em uma campanha on-line para ajudar a família recuperar alguns pertences. A chave pix para ajudar o casal é aliceserafin8@gmail.com (Nubank).   

Guilherme com a filha Aurora. (Foto: Arquivo Pessoal)

Veja como ajudar

A campanha encabeçada pela arquidiocese do Rio de Janeiro está sob responsabilidade da Caritas local e tem o objetivo de ajudar algumas dessas famílias a recuperarem parte de seus bens. Em nota, a arquidiocese divulgou: “Nossa Arquidiocese, com o Vicariato da Caridade Social e a Caritas Arquidiocesana, está em campanha para ajudar as pessoas atingidas através de arrecadação pela conta da Caritas Arquidiocesana. Essa campanha emergencial é para que nós possamos minimizar um pouco os estragos causados pela chuva e o sofrimento das pessoas”.

Doações em dinheiro

Chave PIX Caritas Arquidiocesana – 34.267.971/0001-14
CC 48500-4 – Ag. 0814-1

Doações de alimentos, roupas e materiais de higiene – em todas as paróquias da cidade


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.