A arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) lançou uma campanha de arrecadação para ajudar as pessoas atingidas pelo temporal que assolou a cidade no último final de semana. Bairros da Zona Norte e Oeste foram alagados e muitas famílias tiveram suas casas atingidas pela água, que chegou ao nível da cintura de um homem de 1,70 metros. Até agora, já foram registradas 11 mortes.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Anchieta, bairro da Zona Norte da cidade, foi o mais atingido pelo temporal. De acordo com o Sistema Alerta Rio, o nível pluviométrico da região foi o mais intenso desde 1997, com 259,2 mm em 24h. Outro bairro que sofreu com o alagamento foi Irajá, onde está localizado o Shopping Via Brasil em que a Comunidade Shalom promove ações de evangelização.
Missão reúne doações para familiares atingidos
Nenhum missionário da cidade foi atingido, mas a casa de alguns familiares sofreram alagamento. Entre as perdas estão eletrodomésticos, móveis e até veículos. A missionária da Comunidade Vida Juliana Keyt está recolhendo algumas doações para essas famílias. Para ajudar, basta entrar em contato através do telefone (21) 98325-4533.
Segundo dados divulgados pelo Centro de Operações, a cidade registrou 25 bolsões d’água, 17 pontos de alagamentos e cinco quedas de árvores. A Defesa Civil Municipal acionou 29 sirenes em 16 comunidades do município e o Corpo de Bombeiros atendeu a mais de 200 ocorrências relacionadas às chuvas em 24 horas. A maioria dos chamados foram para salvamentos de pessoas, inundações/alagamentos, cortes de árvores e desabamentos/deslizamentos.
Família perdeu todo enxoval de bebê de 21 dias
Uma das casas atingidas pela enchente foi a do casal Guilherme Mesquita e Aline Costa, moradores de Nova Iguaçu, cidade que fica a 40 km do Rio de Janeiro. O nível da água foi tanto que destruiu todo enxoval da filha Aurora, de apenas 25 dias. Moveis, berço, fraldas, entre outros artigos foram perdidos no temporal. Amigos e familiares do casal se reuniram em uma campanha on-line para ajudar a família recuperar alguns pertences. A chave pix para ajudar o casal é aliceserafin8@gmail.com (Nubank).
Veja como ajudar
A campanha encabeçada pela arquidiocese do Rio de Janeiro está sob responsabilidade da Caritas local e tem o objetivo de ajudar algumas dessas famílias a recuperarem parte de seus bens. Em nota, a arquidiocese divulgou: “Nossa Arquidiocese, com o Vicariato da Caridade Social e a Caritas Arquidiocesana, está em campanha para ajudar as pessoas atingidas através de arrecadação pela conta da Caritas Arquidiocesana. Essa campanha emergencial é para que nós possamos minimizar um pouco os estragos causados pela chuva e o sofrimento das pessoas”.
Doações em dinheiro
Chave PIX Caritas Arquidiocesana – 34.267.971/0001-14
CC 48500-4 – Ag. 0814-1
Doações de alimentos, roupas e materiais de higiene – em todas as paróquias da cidade