O itinerário “Caminho da Paz” pressupõe uma experiência pessoal com Cristo Ressuscitado, sem a qual não há crescimento. Essa experiência pode acontecer de várias formas. Na Obra Shalom, ela ocorre de maneira especial durante o Seminário de Vida no Espírito Santo. A partir desse momento inicia-se o Caminho da Paz, que compreende cinco fases: Kerigma, Filoteia, Metanoia, Koinonia e Martiria.

SELOS_KERIGMA (Copy)

Kerigma

Do grego “κήρυγμα”, anúncio, ordem, pregação do Evangelho. Tem o objetivo de aprofundar a experiência com Jesus Ressuscitado através do anúncio do Amor de Deus e fomentar o uso dos Carismas do Espírito Santo. Na fase Kerigma, a pessoa é inserida em um processo de conhecimento de Deus próximo e amoroso e, a partir disso, mergulha em seus dons, oferecidos abundantemente. É incentivada também a testemunhar o Amor capaz de saciar as aspirações do coração humano.

SELOS_FILOTEIA (Copy)

Filoteia

Do grego “Φιλó-θεος”, amigo de Deus, piedoso. Essa fase visa ao amadurecimento espiritual. As intensas formações e o tempo de oração mais extenso favorecm o desparecimento de possíveis enganos na oração, incentivando a vida sacramental, a devoção mariana e o louvor. Nessa fase, com o auxílio do coordenador do grupo de oração, é feito o discernimento do serviço em um ministério. No apostolado, deve transbordar a experiência de amizade e intimidade com Deus.

SELOS_METANOIA (Copy)

Metanoia

Do grego “μετά-νοια”, arrependimento, penitência. O objetivo dessa fase é promover uma conversão verdadeira a Cristo através da decisão livre e pessoal. A pessoa que opta por essa mudança de mentalidade deve abraçar os desafios decorrentes da vivência do Evangelho. Pode ser chamada de “segunda conversão”, mais madura, consciente e decidida pelo caminho de Cristo. “Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8,34).

SELOS_KOINONIA (Copy)

Koinonia

Do grego “Κοινωνία”, comunhão. A conversão transborda na vida fraterna, já que os discípulos de Cristo são reconhecidos por conta do amor. “Sem dúvida nenhuma, este é o único Caminho da Paz. Viver uma vida voltada para Deus e para os outros” (Carta à Comunidade). O objetivo dessa fase é promover o amor ao próximo através de um processo intenso de conversão e cura interior.

SELOS_MARTYRIA (Copy) Martiria

Do grego “μαρτύριο”, testemunha. O objetivo dessa fase é formar autênticas testemunhas de Cristo e desenvolver o espírito missionário. A resposta de quem trilha a fase ao sofrimento da humanidade deve ser a oferta da própria vida. Apresenta, através da vida dos santos, um caminho autêntico de seguimento de Jesus Cristo.