Institucional

Assembleia sobre planejamento familiar natural com Método Billings reúne 43 casais em Sobral

comshalom
img_9474
Evento pretende levar as famílias a refletirem sobre temas como planejamento familiar, educação dos filhos e sacramento do Matrimônio à luz da fé

Para formar os casais e levá-los a viver o Ser Família à luz da fé, o Projeto Família da Comunidade Católica Shalom de Sobral promove periodicamente as Assembleias das Famílias. No último final de semana, 26 e 27 de novembro, foi realizada a terceira edição do evento que reuniu 43 casais. O tema foi “Planejamento Familiar e Método Billings”. “O mundo precisa ver o método recomendado pela Igreja e como a Igreja pensa acerca do planejamento familiar”, explicou Samara Duarte, que coordena o Projeto Família em Sobral junto ao esposo Civaldo Duarte.
O Método Billings é uma forma natural de planejamento familiar a partir do qual o casal pode aumentar as chances de conseguir engravidar, adiar a geração de filhos ou ainda monitorar a saúde reprodutiva da mulher. A técnica é 100% natural, com fundamento científico, sem riscos para a saúde e com altíssimos índices de eficácia.  O Método respeita o corpo da mulher e favorece a intimidade entre os casais.
Os facilitadores da Assembleia Familiar foram os coordenadores do Ministério Shalom de Planejamento Natural da Família (Plafam) Shalom, o casal Lupércio Menezes e Lúcia Studart, que conhecem e aplicam formações sobre o método há mais de 20 anos. Lúcia explicou que o método também ajuda a mulher a reconhecer as oscilações hormonais. “Na fase fértil, a mulher está mais disponível e aberta para a convivência fraterna, para a oração e não apenas para o ato conjugal”, explicou.
As Assembleias das Famílias são uma das ações desenvolvidas pelo Projeto Família de Sobral, que contempla também ações como o Congresso das Famílias, Seminários de Vida no Espírito Santo para casais, acompanhamento pessoal e acompanhamento de casais, além de lazeres e convivências. O Projeto conta com oito grupos de casais, um dos quais em Alcântaras. Também há ações que são desenvolvidas em parceria com o Projeto Criança.
Para ser testemunho de família cristã na sociedade é necessário buscar “viver o Evangelho dentro de casa e por onde vamos, evangelizando outros casais e trazendo as famílias para ter uma experiência com Cristo Ressuscitado”, ressaltou a coordenadora do Ministério, Samara Duarte. Os coordenadores do Projeto Família Sobral explicaram que os temas das Assembleias Familiares foram decididos em oração, complementando a grade formativa das famílias que participam dos grupos de oração da Comunidade Shalom em Sobral. O primeiro encontro teve como tema o sacramento do Matrimônio. A educação dos filhos foi o segundo assunto abordado.
Método Billings
O Método Billings se baseia na observação da fertilidade da mulher e na educação da atividade sexual do casal com o objetivo de adiar a gravidez ou consegui-la. É fácil para aprender e utilizar porque se baseia na observação do ciclo menstrual da mulher e o registro em um gráfico. Não tem efeitos colaterais, não utiliza drogas ou dispositivos e é moralmente aceito por todas as culturas.
O casal Lúcia e Lupércio conta que utiliza o método e tanto conseguiu engravidar da filha mais nova Liza Maria quanto conseguiu adiar novas gestações. “Vale a pena conceber um filho à luz de Deus. Faz toda diferença no mundo”, ressaltou Lupércio. Eles já ministraram Assembleias sobre Planejamento Familiar em várias cidades do Nordeste, Sudeste, Sul e no Norte, na cidade de Belém (PA).
Também está sendo implantado o Ministério de Planejamento Familiar nas 15 maiores missões da Comunidade Shalom no Brasil, entre as quais Sobral. A coordenação será do casal Andreia e Wilkes do Shalom Sobral. Lúcia e Lupércio também integram a Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família (Cenplafam). Em Sobral, a coordenação do Cenplafam é do casal Gerlane e Hélio da Comunidade Coração de Maria.

 

SERVIÇO:
Projeto Família Shalom Sobral
O quê: Grupos de oração para casais e acompanhamento de casais
Quando: Terças-feiras às 19h30 e Sábados às 19h (após a missa das 18h)
Onde: Shalom Sobral (R. Coronel Mont’Alverne, 1498 – Campo dos Velhos).

Teresa Fernandes


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *