Pudemos acompanhar hoje em muitos jornais nacionais e internacionais a triste surpresa de um atentado terrorista em Cabul, capital do Afeganistão, que ontem à noite (17 de janeiro) levou à morte mais de 20 pessoas, alguns afegãos e uma maioria de estrangeiros (dentre eles Wabel Abdallah, representante do FMI no país, e também alguns funcionários da ONU).
Acompanhamos com tristeza a frequência destes atos de violência em tantos países no Oriente, como ultimamente no Iraque, no Líbano, no Egito, na Síria… Nosso coração, contudo, deve elevar-se a Deus em oração, com sérios e sinceros atos de penitência e intercessão, suplicando ao Senhor que o Evangelho, verdadeira fonte de transformação do coração humano, chegue na boca, nos ouvidos, na alma destes povos.
O Santo Padre, nesta manhã de sábado em sua mensagem no Tweeter, comenta: “As guerras destroçam tantas vidas. Penso especialmente nas crianças depredadas da sua infância” (PapaFrancisco).
Nos últimos dois dias, o Papa também faz outros tipos de apelos à Paz, seja através do convite à oração como do cultivo da paz dentro de nossas próprias casas: @Pontifex_pt: Como é poderosa a oração! Não percamos jamais a coragem de dizer: Dai-nos, Senhor, a vossa paz! @Pontifex_pt: Rezemos pela paz e procuremos construí-la, a começar por casa!
Não fiquemos indiferentes a este apelo e o transformemos em ocasião de oração nestes dias. Dá-nós, Senhor Jesus, a Tua Paz.
Shalom!
Cristiano Pinheiro
Assistente Internacional do Moderador Geral