Oração

Ato de Abandono do Frei Garrigou-Lagrange

Concedei-me o amor por excelência, o amor da cruz, não destas cruzes heroicas cujo esplendor poderia nutrir o amor próprio, mas destas cruzes ordinárias que nós carregamos.

Em vossas mãos, ó meu Deus, eu me entrego. Virai e revirai esta argila, como a vasilha que se modela nas mãos do oleiro. Dai-lhe forma; e em seguida despedaçai-a, se assim quiserdes; ela vos pertence, e nada tem a dizer.

Basta-me que ela sirva a todos os vossos desígnios e que em nada resista a vosso divino beneplácito, para o qual eu fui criado. Pedi, ordenai; Que quereis que eu faça? Que quereis que eu deixe de fazer? Exaltado ou rebaixado, perseguido, consolado ou aflito, utilizado em vossas obras ou sem para nada servir, a mim não resta senão dizer, a exemplo de vossa Mãe Santíssima: “Seja feito segundo a vossa palavra”.

Concedei-me o amor por excelência, o amor da cruz, não destas cruzes heroicas cujo esplendor poderia nutrir o amor próprio, mas destas cruzes ordinárias que nós carregamos, ai de nós, com tanta repugnância, destas cruzes de todos os dias, com as quais a vida está repleta e com as quais nos deparamos a todo momento, no caminho, na contradição, no esquecimento, no fracasso, nos falsos julgamentos, nas contrariedades, nas friezas ou no entusiasmo de alguns, na grosseria ou no desprezo dos outros, na enfermidade do corpo, nas trevas do espírito, no silêncio e na secura do coração.

Somente então sabereis que vos amo, embora, às vezes, nem eu mesmo o saiba nem sinta; e isto me basta!

Frei Réginald Marie Garrigou-Lagrange.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *