Oh Senhora Imaculada Conceição de Aparecida, como sois Mãe bondosa e amável! Vós nos destes Jesus Cristo, que veio nos salvar das consequências do pecado; vieste-nos ensinar a conquistar a verdadeira felicidade e estais sempre presente na história da humanidade.
O mundo é grande e povoado de gente com hábitos, condutas e costumes os mais diversos. Mas vós apareceis sempre como uma de nós, para nos orientar e nos demonstrar o vosso amor e que é possível realizá-lo. Assim, vós aparecestes em Lourdes, no Carmelo, em Guadalupe, em Fátima e em outras partes do mundo. E viestes até nós para se revelar ao povo brasileiro, na simples e pequena imagem da Imaculada Conceição “pescada” no Rio de Paraíba e recebendo o nome de “Aparecida”.
E, como sempre, escolhestes pessoas simples, como os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, pois os mais simples têm o coração aberto para receber o vosso amor. Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, vós que salvastes os pobres pescadores, na sua missão de levar peixes para o Conde de Assumar, protegei as nossas crianças de toda maldade que o mundo apresenta nos dias de hoje. Abrigai-as sob vosso manto acolhedor. Que elas cresçam no amor de Deus.
Abençoai também os professores. Que eles se sintam felizes,na missão servidora, em ajudar os pais na educação de crianças e adolescentes. Ensinai-nos, Mãe querida, a trabalhar pela paz e a promovê-la, bem como em defender a vida desde o feto até a morte natural, nesse Brasil tão grande e tão necessitado de vossa presença, do vosso exemplo, do vosso amor. Assim seja!