Formação

Batismo do Senhor

comshalom

batismo de jesusNo domingo que segue à festa da Epifanía, dedicado a celebrar o batismo de Cristo, assinala a culminação de todo o ciclo natalício ou da manifestação do Senhor. É também no domingo que dá passo ao tempo durante o ano, chamado também tempo ordinário.

Terá que se felicitar por esta festa, que veio a enriquecer notavelmente o já de por si denso tempo de Natal-Epifanía. O significado do batismo do Senhor, múltiplo e variado, pois olhe não só ao feito em si, mas também a sua transcendência para nós, centra-se no que tem de epifanía e manifestação:

Senhor, Nosso Deus, cujo Filho assumiu a realidade de nossa carne para manifestar-se nos conceda, rogamos-lhe, poder nos transformar internamente a imagem daquele que em sua humanidade era igual a nós.

O batismo de Jesus, proclamado cada ano segundo um evangelista sinótico, é revelação da condição messiânica do Servo do Senhor, sobre o que vai repousar o Espírito Santo (cf. Is 42, 1-4.6-7: 1ª leit.) e que foi ungido com vistas a sua missão redentora (cf. Atos 10,34-38: 2ªleit.). Esse Servo, com sua mansidão, demonstrada em sua maneira de atuar, é luz das nações (cf. Is 42, 1-9; 49, 1-9 lect. bíbl. Of. Lect). Cristo é iluminado, nos deixemos iluminar junto a ele diz São Gregório Nacianceno comentando a cena.

Mas o batismo de Cristo é revelação também dos efeitos de nosso próprio batismo: Porque no batismo de Cristo no Jordão realizaste sinais prodigiosos para manifestar o mistério do novo batismo. Jesus entrou na água para santificá-la e fazê-la santificadora, e, sem dúvida, para sepultar nela a todo o velho Adão, santificando o Jordão por nossa causa; e assim, o Senhor, que era espírito e carne, consagra-nos mediante o Espírito e a água (São Gregório N.: ibid.). Esta consagração é o novo nascimento (cf. Jo 3,5), que nos faz filhos adotivos de Deus (cf. Jo 8,15).

O fruto desta celebração em nós é escutar com fé a palavra do Filho de Deus para que possamos nos chamar e ser na verdade filhos deles (cf. 1 Jo 3,1-2)

Dom. Julián López Martín

 

Formação: Abril/2004

11.01

Livro para estudo dos Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia), destinado a todos que buscam verdadeira motivação para a Fé cristã, na Palavra de Deus, na Tradição Eclesial, na Liturgia e no testemunho da Vida Cristã.

Adquira o seu [AQUI]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *