Na semana em que a Igreja celebra a festa da Exaltação da Santa Cruz, o Bendita Leitura traz uma dica imperdível para quem quer crescer na vida espiritual.
A dica dessa semana é o ótimo A ciência da cruz, escrito por Edith Stein. O livro trata-se de um belo estudo das quatro principais obras de São João da Cruz, místico carmelita contemporâneo a Santa Teresa D’Ávila e que ajudou Teresa na reforma do ramo masculino da ordem dos Carmelitas.
Edith Stein, filósofa e teóloga alemã do início do século XX, de origem judia, e que aos quinze anos se proclamou atéia, tinha em si um forte desejo pela verdade. Certa noite, já em processo de conversão ao Catolicismo, lê o Livro da Vida, de Santa Teresa D’Ávila, e finalmente encontra o que buscava, fazendo uma experiência com a verdade que só pode ser encontrada na pessoa de Jesus Cristo. Edith acabou ingressando no Carmelo em 1935, sob o nome de Teresa Benedita da Cruz.
A carmelita, então, passa a se dedicar à vida religiosa e à escrita de algumas obras, das quais, A ciência da cruz é considerada uma das mais importantes.
A autora segue um itinerário que parte da mensagem da cruz, explora pontos importantes desta doutrina, como, por exemplo, a noite escura e suas purificações, e termina pela aceitação da cruz.
A escrita do livro foi motivada pela comemoração do quarto centenário do nascimento de São João da Cruz, pai espiritual da Ordem dos Carmelitas, bem como, pela própria situação humana e espiritual da autora, que sofreu, por sua origem judia e por ter abraçado a fé católica, as perseguições do nazismo, que culminaram em seu martírio, junto com sua irmã Rosa, na câmara de gás de Auschwitz, em 09 de agosto de 1942.
Porque encarnou em sua vida a cruz, seja por sua fé cristã ou por sua origem judaica, o conteúdo do livro torna-se ainda mais significativo e importante. Como a própria autora explica, comentando o poema Chama Viva de Amor, ao ser ferida por Deus, “A alma não pode fazer outra coisa, a não ser amar a Deus e ansiosamente deseja vê-lo”.
Editora: Loyola
Idioma: Português
Número de Páginas: 264
Boa leitura!
Leia mais