Sem Categoria

Bispo convidou universitários estrangeiros para Ceia de Natal

comshalom

natalD. José Cordeiro, bispo da Diocese de Bragança-Miranda, convidou os estudantes estrangeiros para o jantar desta noite de Natal, na casa episcopal, uma iniciativa que vai prolongar-se na Missa do Galo com a participação dos estudantes locais.

“A iniciativa nasceu muito naturalmente no final de uma missa de domingo onde jovens estudantes, nomeadamente do programa Erasmus, e de outros, disseram que ficariam cá e nasceu a ideia de jantarmos juntos para celebrarmos também juntos a Fé à noite na Catedral”, explica o bispo de Bragança-Miranda.

Num artigo publicado no semanário digital ECCLESIA, o prelado assinala que a ideia foi “acolhida com entusiasmo” que se revelam “no número de adesões” e vai permitir “a troca cultural e também celebrar a profundidade e a beleza do Ministério do Natal”.

O convite era destinado aos estudantes estrangeiros “que não podem ir às suas famílias e aos seus países” mas o “sucesso inicial permitiu alargar o âmbito do convívio”: “A ideia ganhou corpo e os estudantes que vivem em Bragança querem associar-se à Missa da noite”, nota o Bispo de Bragança-Miranda.

Na ceia de Natal vão participar, sobretudo, alunos de Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), como Angola, Cabo Verde, São Tomé ou Brasil, e “também de alguns países europeus, sobretudo de Leste”.

Esta iniciativa não é inédita e D. José Cordeiro recorda que quando era capelão no Instituto Politécnico de Bragança fez o mesmo convite que estendeu às famílias da cidade quando as desafiou a acolher um estudante estrangeiro.

“Conseguiu-se que um número significativo de famílias acolhesse cada aluno daqueles que participavam nas atividades da paróquia escolar e na capelania do Politécnico”, revela o bispo diocesano.

“Já fiz a experiência como emigrante e sinto ainda, de uma maneira mais vincada, esta necessidade de o ter proposto e da reação imediata e muito positiva da parte dos estudantes”, conclui D. José Cordeiro revelando a sua experiência pessoal.

 

Fonte: Ecclesia


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *