Shalom

Bispo da Diocese de Mossoró se reúne com membros da Comunidade Shalom e outras Novas Comunidades

comshalom

Na última terça-feira (19), o Responsável Local Allan Patrick e o Coordenador Apostólico André Castro, estiveram reunidos em torno do Bispo Dom Mariano, com membros de outras Novas Comunidades e Movimentos Eclesiais da Diocese de Santa Luzia. Na ocasião foi-se aberto oficialmente a participação sinodal das associações de fiéis no processo de escuta e discernimento, bem como foi aproveitado o encontro para uma partilha de como foi o tempo da Pandemia e as graças e os desafios no trabalho de evangelização.

Dom Mariano relembrou a todos o tema do Sínodo: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão”, animando a todos que estejam ativamente participantes de todo o processo, que para a Igreja, desde o Concílio Vaticano II é um momento de escuta, partilha, discernimento e abertura a mudanças em seu processo de caminhada.

Sínodo significa em uma tradução livre “caminhar juntos”. E é essa a proposta do Pastor da Igreja Particular de Mossoró, caminhar juntos para descobrir juntos soluções para os problemas que a Igreja enfrenta nos tempos atuais. 

Sobre o processo sinodal o Vademecum vai destacar: “Se a escuta é o método do processo sinodal e o discernimento é o objetivo, a participação é o caminho. Promover a participação nos leva para fora de nós mesmos para envolver outras pessoas que têm pontos de vista diferentes dos nossos. Ouvir aqueles que têm os mesmos pontos de vista que nós, não dá frutos. O diálogo envolve o encontro de opiniões diversas. Na verdade, Deus frequentemente fala por meio das vozes daqueles que podemos facilmente excluir, deixar de lado ou desconsiderar. Devemos fazer um esforço especial para ouvir aqueles que podemos ser tentados a ver como sem importância e aqueles que nos forçam a considerar novos pontos de vista que podem mudar nossa maneira de pensar.” (Vademecum,2021, p.13).

É um momento de grande graça para os membros da Comunidade Shalom e também para todos os que fazem parte da Corrente de Graça. É tempo de discernimento, comunhão e ajuda e a Comunidade Católica Shalom em Mossoró estará ativamente presente em todo esse processo, junto à Diocese. Pedimos hoje no dia de São João Paulo II, que você, caro leitor, possa rezar uma Ave-Maria, sob a intercessão desse santo mariano, pedindo a Nossa Senhor que nos conduza nesse caminho sinodal.

 

Shalom!

 

Pedro Hugo, Missionário da Comunidade de Aliança Shalom.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *