Institucional

Bispo de Aracaju celebra missa de Promessas definitivas de membros do Shalom

comshalom

Na noite desta terça-feira, 29, dom João José Costa, bispo coadjutor da Arquidiocese de Aracaju, presidiu a missa de promessas definitivas de 11 membros da Comunidade Shalom

1-DSC_9457

Um Sim eterno foi proferido por missionários da Comunidade Shalom; depois das promessas temporária e tendo renovado anualmente sua pertença ao carisma, 11 missionários prometem viver para sempre como Comunidade de Vida (Daniela Alves) e de Aliança (Maria Francisca, Waldemir dos Santos, Márcia Franklin, Denise, Maria Isabel, Washigton Secundo, Reginaldo Cruz, Vandalucia, Zeli Santos, Maísa Barreto) segundo os Estatutos da Comunidade Católica Shalom.

33-DSC_9380Durante a celebração eucarística, os membros da Comunidade invocaram o Espírito Santo de Deus recebido no seu batismo para se consagrarem neste propósito definitivo, rogando a Deus que a graça de serem fieis às promessas até o fim.

O rito seguiu durante a celebração eucarística onde os professos foram interrogados por Meiridiane Borges, responsável pela Comunidade em Aracaju e representante do moderador geral da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo. Assim como os membros em forma de oferta entregaram uma carta escrita a punho se comprometendo em servir a Deus e a Igreja através do Carisma Shalom definitivamente.

O Bispo Coadjutor da Arquidiocese de Aracaju, saudou os professos e dentro da homilia falou da importância da vida consagrada:

27-DSC_9357“As promessas definitivas é apenas uma oficialização eclesial diante do que vocês já estavam vivendo. Creio que quando fazemos nossas primeiras promessas é como se fosse definitiva. Quando a gente é chamado por Deus, a gente dá o ‘sim’ uma única vez como Nossa Senhora, assim também é na vida Consagrada”, disse o Bispo.

Completou ressaltando o modelo de Nossa Senhora no momento do “sim” que gerou fecundidade na Igreja e na vida de cada um:

“Maria é para nós modelo de doação e fidelidade a Deus. Ela, em sua humildade e obediência, assumiu seu papel de mãe de Jesus com amor, carregando todo o sofrimento de Jesus na cruz, sem questionar, esperando que se cumprissem os planos do Pai na sua vida.

O ‘sim’ da mãe é para nós exemplo de uma vida inteiramente entregue a Cristo, que assim seja também o ‘sim’ de cada um de vocês hoje. Que Nossa Senhora seja para vocês o modelo de pobreza, castidade, obediência e uma vida doada aos irmãos”, concluiu consagrando a vida dos missionários a Maria.

:: Confira as fotos

Palavra do Fundador

50-DSC_9414A representante do moderador geral da Comunidade Shalom, Meiridiane Borges, leu algumas palavras do Fundador e Moderador Geral, Moysés Azevedo, aos que fizeram as promessas definitivas. Ressaltou que na força do sacramento do batismo hoje os missionários dão um sim definitivo e incondicional. “Uma oferta total e sem volta da vida de vocês em favor da missão que o Senhor nos confiou”.

Em sua carta Moysés completou que em um mundo onde se perde a noção do “definitivo” por não conseguir mais olhar para a eternidade hoje pela força do ressuscitado que passou pela cruz estes irmãos geram frutos de eternidade na Igreja e dentro na comunidade, e que suplicava ao Senhor que cada um dos presentes fossem como ‘janelas da eternidade’ para os homens e mulheres dos dias de hoje.

Missas de compromissos

Além das missas de promessas definitivas, nesta semana também foram realizadas as primeiras promessas no Carisma, a renovação das promessas temporárias e o ingresso no Discipulado da Comunidade de Aliança Shalom. As celebrações acontecem anualmente nas oitavas de Páscoa, a semana seguinte ao domingo de Páscoa. Neste ano, todas as celebrações são realizadas na Paróquia São José às 19h30.

Por Comunicação Shalom
Imagens: Layla Kamila/Shalom Aracaju


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *