Notícias

Bispos participam de edições do Renascer pelo Brasil

A Igreja, representada pelos bispos que comparecem aos retiros de carnaval Renascer/Reviver, caminha junto com a Comunidade Católica Shalom no caminho pela busca das coisas do Alto.

comshalom

O Renascer aconteceu pela primeira vez em Fortaleza, em 1985. O retiro cresceu e se espalhou, chegando em 2020 a 111 edições realizadas na Missões da Comunidade Shalom no Brasil, exterior e nas Obras de Difusão. Além do povo de Deus reunido, consagrados e padres, bispos visitam o retiro durante sua realização.

No Rio de Janeiro, onde o retiro ganha o nome de Reviver, o  Cardeal arcebispo  Dom Orani Tempesta presidiu a Missa de abertura. Sobre o tema do evento, “buscai as coisas do alto”, comentou o prelado: “Buscar as coisas do alto não significa alienar-se no dia a dia, mas quanto mais perto de Deus estamos, mais nos encontramos com o irmão do nosso lado, e é esse aspecto que a Igreja é chamada a viver, e temos a oportunidade de nesses dias de retiro Reviver em nós os valores batismais”.

Em Teresina (PI), o arcebispo Dom Jacinto Brito disse que buscar as coisas do alto significa, “sobretudo, não está parado, significa querer crescer sempre, ouvir com o coração e a vida o apelo de Jesus: ‘sede perfeito como o Pai do céu é perfeito’. Portanto, buscar as coisas do alto é ir ao encontro daquilo que se encontra acima do periférico, trivial e puramente terreno. É buscar o que existe de mais estável e duradouro”.

Na terra de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, no Pará, o arcebispo Dom Alberto Taveira também compareceu ao retiro de carnaval do Shalom e falou sobre a importância de um evento como esse no período do carnaval.

Bispos participam de retiro de carnaval realizado pela Comunidade Shalom. Na foto, da esquerda para a direita: Dom Orani, Dom Jacinto, Dom Alberto e Dom Rosalvo.

“Palavra de Deus, convivência, seminário, tudo isso tem um significado muito importante porque contribui para a formação espiritual, humana e eclesial do nosso povo. Portanto é com muita alegria que eu reconheço o valor deste evento e desejo que ele, cada vez mais, signifique um ponto forte de atividade de apostolado da Comunidade Shalom”.

Em Fortaleza, no Ceará,  o Bispo Auxiliar Dom Rosalvo Cordeiro, presidiu a Missa do segundo dia de evento. “Quem busca as coisas do alto aprende duas coisas muito importantes, insuportáveis para o demônio: o perdão e o amor”, disse o bispo na homilia.

Dom José Antônio, arcebispo de Fortaleza, celebrou a Missa de encerramento do Renascer 2020 na capital cearense. O bispo considera muito importante os encontros de carnaval, pois eles oferecem à comunidade cristã a oportunidade de buscar as coisas que são perenes, as coisas que realmente não passam. “A alegria que ninguém pode tirar, a alegria que vem do amor de Deus, esse momento é um verdadeiro renascer”. Ele ainda afirmou que encontros como esse são momentos de grande esperança para a sociedade.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *