A missa aos domingos na missão de Brasília tem a alegria de receber padres de diversas congregações para a celebração da Eucaristia. Em uma dessas oportunidades a missão conheceu o sacerdote Luís Fernando da Silva, que se despediu da comunidade para retornar à diocese de São João da Boa Vista, interior de São Paulo, a convite do bispo, aonde vai se preparar para no futuro a Igreja o enviar em uma experiência de estudo.
Com 11 meses de ordenação como presbítero, a Igreja o confiou para uma missão em Brasília junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como diretor das edições na CNBB e como secretário executivo da Campanha da Fraternidade. Ele contou como foi conhecer e se aprofundar no carisma Shalom.
“Nesse período que eu estive em Brasília surgiu a oportunidade por providência de conhecer a Comunidade Shalom. Eu já conhecia a Comunidade pelo nome, pelas músicas, porém nunca tinha tido uma experiência pessoal com a Comunidade. Foi por meio de um amigo meu, sacerdote do interior de São Paulo, que tinha um amigo aqui em Brasília que participa do Shalom. Eu vim celebrar a Eucaristia e me encantei, gostei e passei a vir mais vezes.
A experiência que eu vivi aqui foi não só de conhecer a comunidade no sentido afetivo, mas eu pude tomar contato com os Escritos da Comunidade tanto do Moysés quanto da Emmir e as leituras foram me ajudando a entender a dimensão e aprofundar o carisma.
Eu entendo que cada vez que eu ia preparar a homilia não podia preparar de maneira genérica, como se fosse para qualquer grupo. Eu tinha consciência que eu estava celebrando para um grupo específico que se reunia ao redor de um carisma. Então me sentia no dever de conhecer o carisma que atraia tanta gente, de modo especial tantos jovens. E conforme fui me aprofundando também fui me apaixonando pelo carisma.
Três aspectos teológicos do carisma que me marcaram profundamente. Eu dizia que já os tinha estudado na teologia, mas não tinha vivido ainda na minha carne e no meu ministério. O primeiro elemento foi o Mistério Pascal. O modo como a Comunidade Shalom celebra a Eucaristia me introduziu no Mistério Pascal de Jesus não como uma teoria, porque isso eu já tinha estudado, mas como uma experiência que fez o meu coração chegar lá no Ressuscitado.
Outro elemento é a dimensão esponsal da Igreja. Eu já tinha aprendido que a Igreja é a esposa de Cristo, mas aqui eu pude perceber que a minha alma pode ser a alma esposa. Em alguns momentos de oração eu consegui fazer essa experiência.
E depois a dimensão do louvor, o modo como a comunidade valoriza o louvor, seja nas orações da manhã seja na própria Eucaristia, me ajudou a descobrir uma face da oração que não era muito presente na minha oração pessoal. Foi uma experiência bonita porque em alguns momentos eu aprendi a louvar por aquilo que eu ainda não tinha.
Eu não consigo ser o mesmo sacerdote que chegou em Brasília depois de ter passado por essa experiência carismática que agora vai animar o meu sacerdócio daqui pra frente do modo que Deus quiser conduzir.
Eu tenho três palavras para deixar para a Comunidade Shalom. A primeira eu tiro do Papa São João Paulo II ‘as novas comunidades são a primavera da Igreja’. A Igreja tem vivido momentos tão complexos, porque é uma instituição antiga de dois milénios, e contemplar as novas comunidades hoje é contemplar uma nova primavera que renasce na Igreja não só no sentido institucional, mas no sentido carismático. Quantas pessoas estão sendo alcançadas pelo amor de Deus por meio das novas comunidades, dentre elas eu destaco a Comunidade Shalom.
A segunda palavra eu tomo do Papa Francisco, que afirma que nós precisamos proporcionar para a Igreja um novo Pentecostes. Então conforme nos aventuramos a viver o carisma nós proporcionamos um novo Pentecostes na Igreja. O Espírito Santo não pode ser uma teoria para a Igreja, as pessoas têm que tocar e sentir o Espírito Santo queimar o coração.
A terceira palavra eu a tomo do meu coração que é gratidão, uma imensa gratidão por todo o bem que a comunidade fez e faz na minha vida.”
Conheça o Retiro Shalom para Sacerdotes
Por Letícia Freire
Siga Shalom Brasília
-
- Seguir no Instagram: instragram.com/shalombrasilia
- Curtir no Facebook: facebook.com/shalombrasilia/
- Assinar canal do YouTube: youtube.com/comshalombrasilia
- Seguir no Twitter: twitter.com/shalombrasilia