Entre os dias 13 e 16 de abril, aconteceu o retiro de Semana Santa da Comunidade Católica Shalom, no ginásio do Colégio Dom Bosco (702 Sul). O tema deste ano foi “Eis que faço novas todas as coisas”.
No Sábado Santo (15), a pregação do padre Eduardo Peters trouxe algumas reflexões para que se pudesse compreender e viver bem esse dia. Segundo ele, a Igreja fica parada junto do sepulcro do Senhor, em silêncio, contemplando e meditando a paixão e a morte de Cristo.
O padre lembrou de um aspecto que deve ser claro em relação ao Sábado Santo: a reconciliação que existe entre Deus e os homens. “Contemplar o sepulcro fechado é contemplar a dívida do nosso pecado paga pelo Cristo na cruz. O dia de sábado é meditativo, porque nós contemplamos essa dívida paga no corpo de Cristo”, assegurou ele.
Peters afirmou que Cristo desce à mansão dos mortos para resgatar todos aqueles que haviam morrido. “Cristo vai até aquilo que é o mais profundo da morte para tirar da morte tudo aquilo que parecia perdido, todos aqueles que estavam fora da realidade da graça”. De acordo com o padre, esse caminho já aponta para a ressurreição. “Nós vivemos a contemplação do sepulcro na certeza de que Cristo desce à mansão dos mortos, mas que Cristo também sai de lá”, lembrou ele.
O padre acredita que o sábado encontra a sua melhor referência na figura de Maria. “Se na encarnação o Verbo está no ventre de Maria, na paixão o Verbo está nos braços de Maria”, afirmou. Segundo Peters, na paixão, Maria recebe a missão de se tornar a Mãe que gera a Igreja. “A mesma maternidade que tem no seu ventre o Verbo encarnado, tem no seu colo o Cristo morto que é o fundamento do corpo místico que é a Igreja”, garantiu ele.
Lucyenne Araújo (38) participa do grupo de oração Iaweh Nissi e ficou impressionada com a pregação do padre Eduardo Peters, principalmente no que se refere à preciosidade de Maria para a Igreja. “Nossa Senhora repetindo o momento da encarnação, no momento da paixão é também exemplo de fé e esperança, ao aguardar a ressurreição,” afirmou ela.
Por último, Peters lembrou que nesse Sábado Santo todos são convidados ao silêncio, à meditação, ao recolhimento, à contemplação da Palavra de Deus e do mistério da nossa redenção. “Vivamos esse dia, já preparando o nosso coração para alegria pascal, com essa consciência que do sacrifício de Cristo na cruz e da experiência da morte comprovada na realidade do sepulcro, nasce uma vida nova, como a semente que cai na terra e morre pra produzir frutos”.
Klauber Franco
Vem navegar no nosso portal! Acesse nossas redes sociais para mais fotos, vídeos e matérias.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |