Shalom

Vocação Shalom: O que Deus quer para a sua vida?

What I learned about holiness through Shalom and the Pope

O que Deus quer para a sua vida? O Vocacional Aberto da Comunidade Católica Shalom é um lugar propício para descobrir a vontade d’Ele. Lá é apresentado o carisma da vocação e o próprio caminho vocacional que os participantes vão trilhar durante um ano inteiro.

Depois de participar do encontro, o vocacionado será encaminhado para o Plantão Vocacional, no qual será discernida a vontade de Deus com a ajuda de um missionário da Comunidade. A partir daí o vocacionado passa a participar mensalmente dos encontros vocacionais, buscando ter uma vida de intimidade com Deus.

Para quem é chamado a corresponder à vocação Shalom de uma forma mais radical existem dois tipos de consagração: a Comunidade de Aliança, em que se é chamado a seguir Jesus Cristo através da vivência familiar e atividades profissionais, e a Comunidade de Vida, em que é feita a oferta de vida e se é chamado a viver para o Carisma.

Emanuela Nava Lima Freitas, de 35 anos, é consagrada da Comunidade de Vida e diz que “a vontade de Deus é a nossa felicidade“. Ela morava em São Luís (Maranhão), está na missão de Brasília há 9 anos e testemunha: “Hoje eu me sinto plena. Encontrei meu lugar e não o troco por nada!”.

Há também os estados de vida dentro da Comunidade. Neles, Deus oferece a cada pessoa a melhor forma de amar e servir. Essas formas de vida têm como modelo as três pessoas da Santíssima Trindade. São elas:

Matrimônio: tendo o Pai como modelo, a família é chamada a preparar o mundo para a volta de Jesus Cristo.
Sacerdócio: representando o Filho, tem o papel de trazer Cristo aos homens, estando a serviço da Igreja e dos irmãos.
Celibato: refletindo o Espírito Santo, atua por meio da fecundidade. Os celibatários são chamados a se doar, amando não somente a um, mas a todos os irmãos.

Todos os estados de vida e consagração são chamados a viver no carisma o amor esponsal de Jesus Cristo pela Igreja, tendo como alicerce os ensinamentos de Santa Teresa d’Ávila e São Francisco de Assis. A partir do amor esponsal, a Comunidade leva o Shalom para o mundo.

Por Mayara Oliveira e Natália Oliveira


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *