Formação

Busca da cura

comshalom

Dom José Alberto Moura

Com frequência, vemos pessoas em busca de cura dos males físicos emateriais. Religiões se movem nessa direção. Promessas por várioslíderes são feitas, em nome da fé e mesmo com interesses de vantagensmateriais para si, usando da carência e da boa fé das pessoas. Muitascuras acontecem pela motivação psicológica. Outras, por verdadeiraconfiança em Deus. Milagres acontecem. Deus os pode fazer e faz commuita frequência. No entanto, a cura física, psíquica e de efeito ouvantagem material não significa necessariamente a solução dos maioresmales. Um deles é justamente a fixação nos interesses pessoais e napouca realização do projeto de Deus.

Jesus realizou inúmeros milagres para ajudar as pessoas necessitadasa confiar nele e seguir o seu caminho. Nem sempre o povo O seguiaporque Ele era o Messias, e sim por interesses pessoais. Ele mesmolembrou-lhes isso. Mesmo se o ser humano tiver boa saúde e tudo o quequiser na ordem material, mas não acumular tesouro para a vida eternavai adiantar pouco. “O que adianta a pessoa ganhar o mundo inteiro sevier a perder a vida?”. O tempo presente é importante e deve serdesenvolvido com boa qualidade para todos. Na sociedade, elitesprivilegiadas têm demais, até com salários astronômicos e sãoinsaciáveis, inclusive na coisa pública. Maiorias sofrem sem terem onecessário para viverem com dignidade. Mas tudo deve ser usado comrelatividade e em vista do sentido pleno da vida, dando base à subidapara a vida eterna feliz. Nessa direção, seguir o Mestre é fundamental.

A Teologia da Prosperidade assenta base no reverso do projeto divinoa nosso respeito. Deus ficaria a mercê da realização humana, promovendoseu bem estar como finalidade de tudo na vida terrena. A riquezasignificaria a bênção divina. Os pobres, os párias, os sem nada são oscoitados e desprezados por Deus, além de desqualificados pelos sereshumanos-desumanos. Ao contrário: a verdadeira prosperidade está naconquista de dignidade, através da doação de cada em bem do semelhante.A riqueza material, o desenvolvimento econômico, científico, cultural,psíquico, tecnológico e moral ajudam o ser humano a conquistar suadignidade. Isso, bem usado como serviço ao bem comum, vale como méritopara a conquista da vida eterna feliz. Deus vem a nós, humilde, pobre,simples e cheio de amor, misericórdia e bondade, para nos elevar àdignidade de filhos de Deus.

Imitando-O na pobreza do ser, cheio da riqueza de Deus, cada pessoahumana vai usar de tudo para uma vida de qualidade, mas na posse do tercomo relativo. Dessa forma, o ser humano, esvaziado do orgulho, nãocoloca o que é material o principal na vida. Usa disso para realizar obem de todos, com uma vida simples, sem ostentação, vaidade e injustiçaem relação aos que nada têm. Uma coisa é miséria, combatida por Deus.Outra é a pobreza, conforme o próprio Jesus fala no Evangelho.“Bem-aventurados os pobres em espírito”. A riqueza material é boa, masusada com este sentido de pobreza do ser diante de Deus. Quem vive essapobreza, usa das qualidades e riquezas para o serviço ao semelhante. Oacúmulo de riquezas na prática egoísta tira o valor da dignidade dequem a usa desse modo.

Quem não quer a cura dos males? A maior delas é a cura dapersonalidade, para ela produzir vida de qualidade para cada um. Apanaceia da cura, usada às vezes teatralmente para impressionar osoutros, faz-nos ter compaixão das pessoas enganadas com a prática dasugestão psicológica e pressão moral como meio de extorsão material amuitos, a despeito da focalização da religiosidade. Mesmo na basebíblica, os dons, inclusive o da cura, estão sujeitos ao dom do amor.Este faz a pessoa tornar-se solidária com os outros (Cf. 1 Cor 13).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *