
“O castelo é a alma humana, moradas são as diversas etapas que ela passa até chegar a Deus que está no centro. ”
Baseado no livro Castelo interior e Moradas, de Santa Teresa, o padre começou explicando a palavra “inabitação” que não existe na língua portuguesa, mas é a que melhor define aos moldes de Teresa que “ Deus habita dentro do homem, Deus habita em mim, o Rei está dentro de mim”.
“A porta do castelo é a oração”, destacou Pe.Silvio na palestra, porém a oração passa por sacrifícios. A maior chaga da humanidade é a distração e, sem os sacrifícios, o demônio aproveita para nos dispersar e, assim, não descobrimos a beleza de Deus que habita em nós.
Pela vivência das virtudes e pela oração a alma é ornada para o rei e a renúncia de muitas coisas transforma o ser do fiel em um paraíso para que o rei possa habitar. “O pecado nos tira do foco e nos faz errar o alvo”.
“Os sentidos de uma alma em pecado ficam perturbados, sem rota, sem foco e sem sentido de existir. ”
O fato de sermos habitados pela trindade gera em nós uma relação com as pessoas divinas. “A inabitação nos leva a um caráter relacional”, é o elemento central da experiência teresiana.
Dentro desta dinâmica de amor com a Trindade, com o Pai temos uma relação de intimidade, confiança, ação de graças, adoração, louvor e petição.Com o Filho uma relação de comunhão de vida, imitação, solidariedade, encarnação, amizade, anúncio, entrega e compromisso. E com o Santo Espírito temos uma relação de liberdade, docilidade, atenção, escuta e fidelidade.
Para aprofundar mais, e rezar aos moldes de Teresa, as palestras gravadas já estão à disposição nas Edições Shalom.
Ângela Barroso