Brasil

Calor extremo: Como podemos amenizar o mal-estar das pessoas em situação de rua?

O Brasil tem enfrentado uma onda de calor extremo, com temperaturas em muitas cidades superando os limites do suportável.

comshalom
Foto: Pexels

O Brasil tem enfrentado uma onda de calor extremo, com temperaturas em muitas cidades superando os limites do suportável. O Rio de Janeiro, por exemplo, registrou na última segunda-feira, 17 de fevereiro, temperaturas superiores a 40°C. Estes dados meteorológicos, além de preocupantes, revelam uma realidade ainda mais grave para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade.

Confira também| A dinâmica da Caridade

A população em situação de rua, já vulnerável, torna-se ainda mais suscetível aos efeitos do calor extremo. A exposição constante ao sol forte, a falta de acesso à água potável e a impossibilidade de se proteger adequadamente fazem com que os moradores de rua enfrentem sérios riscos de desidratação, insolação e outras complicações de saúde.

Como Podemos Ajudar

Em tempos de calor extremo, nossa responsabilidade como cristãos é voltar nosso olhar para as pessoas mais vulneráveis e fazer a nossa parte para amenizar o mal estar enfrentado por elas. 

  1. Sair de casa com uma garrafa de água gelada:
    Manter-se hidratado é fundamental para enfrentar o calor. E esse é um grande desafio para a população de rua. Que tal sair de casa sempre com uma garrafinha de água gelada para entregar a algum morador de rua que você encontrar no seu caminho? Você pode deixa-la no congelador para manter gelada por mais tempo e isso, com certeza, vai amenizar o calor enfrentado por essa pessoa. 
  2. Oferecer lanches leves e frutas refrescantes:
    Outra forma indicada por especialistas para enfrentar o calor extremo é procurar alimentar-se com frutas e lanches leves. Mas isso não é tão acessível aos moradores de rua. Você pode, ao preparar o seu lanche do dia, reservar um a mais para um amigo pobre e entregá-lo ao sair de casa.
  3. Distribuir roupas leves e frescas:
    Outra indicação dada para estes dias é buscar usar roupas leves e frescas. Você pode verificar se há no seu armário alguma para doação ou mesmo para desapegar-se e entregá-la a algum morador que possa usá-la.

| Leia também: Quais são as obras de misericórdia?

Urgência da Solidariedade

O Papa Francisco, em diversas ocasiões, tem nos convocado a agir em favor dos mais pobres e necessitados. Em sua encíclica Fratelli Tutti, o Papa afirma que “a caridade não é uma questão de generosidade, mas uma questão de justiça”. Ele lembra que o amor ao próximo é um princípio fundamental da fé cristã e deve ser refletido em ações concretas para aliviar o sofrimento dos mais vulneráveis.

O apelo do Pontífice por uma Igreja “em saída”, que se preocupa com os mais pobres, se faz necessário. Por meio de ações concretas de compaixão, podemos aliviar o sofrimento dos nossos irmãos em situação de rua.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *