A Comunidade Católica Shalom a convite do reitor do Seminário de São Paulo, Rui Teixeira, passa a ingressar o quadro de professores do ano letivo de 2018/2019, na Diocese de Setúbal em Portugal, com o responsável local da comunidade Messias Albano, que ministra o curso de Formação Humana.
Messias ingressou na Comunidade Shalom aos 20 anos de idade, formou-se em Filosofia e tornou-se membro consagrado da comunidade fazendo os votos perpétuos no celibato, dedicando sua vida inteiramente ao serviço religioso.
Sobre o curso
O curso vai funcionar em quatro módulos a abordar o caminho “Ordo Amoris”, que nada mais é que o auto conhecimento do homem, uma experiência de cura da autoimagem num encontro consigo mesmo e com Deus.
O Padre Carlos Silva, vice-reitor do seminário, destaca a contribuição da comunidade e privilegia a leitura de história de vida de cada seminarista, “A pessoa é confrontada com a vocação que tem ou que não tem para o sacerdócio”. E realça que deste modo é possível preencher determinadas “fragilidades” ou “lacunas” de forma mais eficaz e “em tempo propício”.
O Seminário de São Paulo de Almada conta com 15 seminaristas, 3 dos quais a frequentarem o ano propedêutico, que é como que um “ano zero” que antecede o início dos estudos acadêmicos no curso de Teologia.
Caminho Ordo Amoris
Como sinal de sua misericórdia, Deus nos tem dado grandes graças de formação, entre elas a Formação Humana, da qual faz parte o autoconhecimento e a cura interior. Temos trabalhado com o Tecendo o Fio de Ouro, quer como projeto quer como retiro, curso e roteiro individual, há mais de cinco anos, no Brasil, na França e na Itália. Há um ano, o TFO, como o chamamos familiarmente, foi incorporado ao que chamamos de Caminho Ordo Amoris, uma sequência de três retiros/cursos para o autoconhecimento e cura interior, destinada a ajudar-nos a tudo ordenar para o amor, isto é, a sermos santos. Abaixo, a sequência do Caminho:
Cura para o Amor – retiro/curso feito em unidade com uma metodologia canadense trazida para o Brasil pelo casal Parrinay que ministra o retiro em Sanary, na diocese de Toulon, na França, onde toma o nome de“Séssions Agape”. Conforme comprova nossa experiência, o ideal é que se inicie o Caminho Ordo Amoris por este retiro ou curso, que em breve estará acessível em livro e DVDs pelas Edições Shalom.
Tecendo o Fio de Ouro – o ideal é que seja feito como o segundo passo no Caminho Ordo Amoris, mas pode também ser feito como primeiro momento. Além do livro, está agora disponível em DVD, pelas Edições Shalom.
Liberdade Interior – retiro/curso que nos leva ao batismo nafé, na esperança e na caridade como meio de alcançar a liberdade interior, da qual já nos falava o autor da Imitação de Cristo. O ideal é que seja o terceiro passo do Caminho Ordo Amoris. A metodologia para este retiro, assim como para os outros do Caminho está disponível pelo e-mail cursos@comshalom.org.