Shalom

Caminho Ordo Amoris é inserido na formação de seminaristas portugueses

O caminho “Ordo Amoris” será aplicado em quatro módulos no Seminário de São Paulo na cidade de Almada, em Portugal.

comshalom

A Comunidade Católica Shalom a convite do reitor do Seminário de São Paulo, Rui Teixeira, passa a ingressar o quadro de professores do ano letivo de 2018/2019, na Diocese de Setúbal em Portugal, com o responsável local da comunidade Messias Albano, que ministra o curso de Formação Humana.

Messias ingressou na Comunidade Shalom aos 20 anos de idade, formou-se em Filosofia e tornou-se membro consagrado da comunidade fazendo os votos perpétuos no celibato, dedicando sua vida inteiramente ao serviço religioso.

Sobre o curso

O curso vai funcionar em quatro módulos a abordar o caminho “Ordo Amoris”, que nada mais é que o auto conhecimento do homem, uma experiência de cura da autoimagem num encontro consigo mesmo e com Deus.  

O Padre Carlos Silva, vice-reitor do seminário, destaca a contribuição da comunidade e privilegia a leitura de história de vida de cada seminarista, “A pessoa é confrontada com a vocação que tem ou que não tem para o sacerdócio”. E realça que deste modo é possível preencher determinadas “fragilidades” ou “lacunas” de forma mais eficaz e “em tempo propício”.

O Seminário de São Paulo de Almada conta com 15 seminaristas, 3 dos quais a frequentarem o ano propedêutico, que é como que um “ano zero” que antecede o início dos estudos acadêmicos no curso de Teologia.

Caminho Ordo Amoris

Como sinal de sua misericórdia, Deus nos tem dado grandes graças de formação, entre elas a Formação Humana, da qual faz parte o autoconhecimento e a cura interior. Temos trabalhado com o Tecendo o Fio de Ouro, quer como projeto quer como retiro, curso e roteiro individual, há mais de cinco anos, no Brasil, na França e na Itália. Há um ano, o TFO, como o chamamos familiarmente, foi incorporado ao que chamamos de Caminho Ordo Amoris, uma sequência de três retiros/cursos para o autoconhecimento e cura interior, destinada a ajudar-nos a tudo ordenar para o amor, isto é, a sermos santos. Abaixo, a sequência do Caminho:

Cura para o Amor – retiro/curso feito em unidade com uma metodologia canadense trazida para o Brasil pelo casal Parrinay que ministra o retiro em Sanary, na diocese de Toulon, na França, onde toma o nome de“Séssions Agape”. Conforme comprova nossa experiência, o ideal é que se inicie o Caminho Ordo Amoris por este retiro ou curso, que em breve estará acessível em livro e DVDs pelas Edições Shalom.

Tecendo o Fio de Ouro – o ideal é que seja feito como o segundo passo no Caminho Ordo Amoris, mas pode também ser feito como primeiro momento. Além do livro, está agora disponível em DVD, pelas Edições Shalom.

Liberdade Interior – retiro/curso que nos leva ao batismo nafé, na esperança e na caridade como meio de alcançar a liberdade interior, da qual já nos falava o autor da Imitação de Cristo. O ideal é que seja o terceiro passo do Caminho Ordo Amoris. A metodologia para este retiro, assim como para os outros do Caminho está disponível pelo e-mail cursos@comshalom.org.

A experiência que tive com o Caminho Ordo Amoris


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *