Shalom

Canta, minha alma, ao meu libertador…

Shalom Youth Congress (SYC)

Gritos fortes, muita alegria, pulos de ansiedade, falatórios em sotaques diferentes, encontros e reencontros, abraços acalorados, em meio ao frio de 16 graus que fazia nesta manhã de sábado.

No Congresso de Jovens Shalom, cerca de três mil jovens vindos de distantes e próximas regiões do Brasil que se unem e compartilham a expectativa do que está por vir para este fim de semana. Sorrisos contagiantes e muita gente se esbarrando em busca de um lugar privilegiado para não perder nenhum momento deste dia de surpresas e importantes revelações!

Inicia-se o momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, em que o Senhor vem ao nosso encontro. Aos poucos os ânimos vão se acalmando e já se pode ouvir uma música mais suave de louvor a Deus:

“Nome mais lindo é o nome de Jesus
Canta minha alma ao meu libertador
Nada é impossível a Ele
Ele pode tudo transformar
As barreiras cairão, as feridas sararão
Pelo poder do nome de Jesus”

Em meio a este canto, vão sendo proclamadas palavras de ordem e ânimo aos jovens, como: “O Senhor vem dizer a nós, jovens, que Ele espera de nós frutos de santidade. Ele vai ao encontro de nossas fraquezas e nos fortalece com sua graça”; ou ainda: “É por causa da tua fragilidade que ireis testemunhar para o mundo as graças que derramo em ti e que muitos frutos dará.”

Durante toda a Adoração, temos claro que é Ele quem vem ao encontro de nossas fraquezas para nos santificar, fazer-nos fortes, corajosos, ousados, fazendo entender que deseja um exército de jovens santos que vivem na radicalidade do seu Amor. Uma frase conhecida do Papa Francisco é proclamada: “Santidade é o encontro da nossa fraqueza com a força da graça.”

Enquanto o Santíssimo Sacramento exposto vai passando em meio a todos, os jovens são motivados a fixarem o olhar em Jesus vivo entre nós, da mesma forma como os apóstolos fixavam seu olhar em Jesus Cristo enquanto estava com eles. Neste momento, ouvimos dizer que “o Senhor que fita o Seu olhar em muitos de nós, vem renovar a experiência de Amor com Ele e faz com que muitos sintam saudades Dele. Ele vem nos dizer que quanto maior é o abismo dos nossos pecados, maior é a graça e a Sua misericórdia.”

Como não amar o Amor? Como não amar a perfeição de Deus que, com um Amor tão perfeito, alcançou tantos jovens, ontem e hoje?  E foi assim que, nesta manhã, na Expo Barra Funda, lugar em que tantos buscam  alegrias passageiras, que cerca de 3 mil jovens se reuniram para louvar, agradecer, adorar. E por fim, o silêncio profundo. O silêncio que traz paz e nos abre para a escuta.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *