Shalom

Capela do Shalom de Salvador-BA é reinaugurada com novo Projeto

comshalom

A visita do nosso fundador, Móyses Azevedo, neste inicio de agosto, mês vocacional, foi mais que especial, nestes 25 anos do Shalom em Salvador-Ba. Ele teve a oportunidade de reinaugurar a Capela do Centro Católico de Evenagelização do Shalom do bairro do Rio Vermelho. Assim como a crepiocaria Shalom, a capelinha foi projetada pela arquiteta e consagrada da comunidade de aliança Shalom, Miriane Pedral e é dedicada a São João Paulo II, sendo decorada com os ícones da Mãe de Deus e de Cristo Ressuscitado. A seguir, você poderá saborear um pouco deste divino ambiente, contemplando as palavras de quem serviu nesse projeto.

Capela – Mistério, Árvore da Vida.

Um ambiente projetado com a finalidade do culto divino. O papel do Arquiteto transformar um ambiente em vista daquele que habita nele. Arquitetura é a arte de projetar espaços organizados e criativos para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas.

A arte e a beleza nos arrebata e nos indica uma Presença,  por isso, um projeto para um espaço sagrado deve conter elementos que favoreçam elevar o olhar, pensamentos e oração dos fiéis ao Belo que é O Senhor. O Concílio Vaticano II diz que as Igrejas e Capelas devem ter a imagem do seu tempo.

A Capela traz elementos que dignificam o ambiente e foca o sentido dele: a Adoração, contemplação do Senhor que habita aquele local, mas também, é um ambiente que acolhe e favorece aos adoradores, viver a função daquele lugar que é a Contemplação.

“Quando falta o Espírito, a gente cai na decoração” Claudio Plastro.  (+ Artista plástico)

Elementos de destaques presentes na Capela:

Presbitério elevado: afim de dar enfoque ao “objeto” da adoração, Centro e fim da nossa vida: Jesus Eucarístico no altar.

A tríade litúrgica (Altar, Sédia e Ambão), que possui material verdadeiro esculpidas em granito preto, foram mantidas.

Ao fundo do presbitério temos uma parede em drywall (gesso acartonado), que traz o Ícone “Árvore da Vida” que é a mística central da capela e da missão da Comunidade Shalom na cidade de Salvador/BA, a participação na cruz para gerar ressurreição. Uma iluminação focal foi colocada ali para destacar este elemento importante.

Sobre o altar, que é o ponto de convergência e atenção deste espaço, foi feito um rasgo iluminado quadrado, que delimita o altar, traz uma iluminação indireta, e as lâmpadas de led ao centro, dão enfoque ao Santíssimo Sacramento no Ostensório, a ser adorado pelos fiéis;

O Sacrário, que antes ficava escondido, ganhou um destaque sendo remanejado para a lateral direita do Presbitério.

Toda a Capela ganhou um novo piso laminado madeirado, o que traz à capela a sensação de aconchego e frescor. As poltronas em madeira acolchoada, foram escolhidas afim de favorecer ao culto divino.

Tons pastéis foram escolhidos afim de trazer ao ambiente uma sensação de paz e tranquilidade.

Na parede lateral, entre o presbitério e a assembleia, está o Ícone da Virgem Maria, Mãe da Ternura, escrito por Elza Costa, membro da Assessoria Litúrgico Sacramental, Consagrada na Comunidade de Vida Shalom Fortaleza/CE. Posicionado neste lugar, pois Maria é aquela que intercede pelos fiéis, junto ao Seu Filho Jesus.

Este Ícone recebe também uma iluminação direcional.

Todo projeto luminotécnico foi cuidadosamente planejado afim de gerar uma atmosfera que o ambiente oracional exige. Os dois rasgos iluminados que cortam o teto da assembleia, se voltam para o altar, direcionando para onde nossos olhes devem fitar: Jesus, O Grande Rei.

De fato, a Arquitetura é a ARTE – palavra grega que representa o SAGRADO – de projetar ambientes que acolham e favoreçam a vivência daquilo para o qual foi projetado. ARTE também traz o significado de serviço, ministério, função, ministério. Capela = Local da Arte, do Sagrado e do serviço!

Miriane Pedral – Consagrada na Comunidade de Aliança Shalom Salvador/BA | Arquiteta e Urbanista.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *