No dia em que o Evangelho fala sobre a resposta de amor que deve ser dada aos atos de ódio, Cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro, exorta sobre a necessidade de que os cristãos sejam a resposta a um mundo repleto por ódio, rancor, guerra e fome.
O cardeal celebrou a Missa de abertura do Reviver Rio em Irajá, no domingo 23 de fevereiro. Ele convida, também, a serem como o Pai, que “faz chover para todos, os bons e os maus. Deus faz chover na horta de todos os seus filhos, não apenas na dos fáceis!”
De acordo com o cardeal, os cristãos são templos do Espírito Santo, pertencem à Cristo, que pertence à Deus (1Cor 3, 22-23). Desse modo, não deveria haver no coração nem ódio, nem rancor, mas a busca incessante por amar ao próximo como a si mesmo.
“Isso é impossível humanamente falando. Nossa vontade é exatamente o contrário, mas com a graça de Deus, com o dom de Deus, é possível. Nós não conseguimos, mas Deus em nós faz as maravilhas. Ao olhar para a humanidade nos tempos atuais, é possível perceber que o mesmo que foi dito aos judeus sobre ‘olho por olho, dente por dente’, continua a ser ensinado. Não é tolerado que se leve desaforo para casa, que apenas se ame os amáveis e que comunguem dos mesmos pensamentos e ideologias, e os demais são dignos de ódio e desprezo”, disse.
E completou: “hoje vemos uma mentalidade de querermos ter relacionamento apenas com pessoas que estão do nosso lado, que pensam como nós, e condenamos os demais. Não nos relacionamos com ninguém, nem mesmo para evangelizar.”
Segundo o cardeal, a intolerância é uma característica que vem sendo potencializada nos últimos tempos, e é possível percebê-la devido ao avanço das mídias digitais. O desejo crescente de vingança, de ódio, de denegrir a imagem do próximo ou de propagar informações que sejam falsas com o intuito do benefício próprio e de destruir o outro.
“Somos templos do Senhor. Tudo é nosso, somos de Cristo e Cristo é de Deus e por isso somos chamados a ser santos como o Pai, e devemos ver o exemplo do Pai que ama a todos, e segui-lo. Não odiarmos os outros, mas sermos irmãos. O próximo não é só aquele que está do nosso lado, que é da nossa etnia, do nosso povo, mas é aquele que estava à beira do caminho, e o nosso papel é de sermos o bom samaritano na vida dele!”, comentou.
O Arcebispo explorou, também, o tema no Reviver 2020: “Buscai as coisas do alto”. “Buscar as coisas do alto não significa alienar-se no dia a dia, mas quanto mais perto de Deus estamos, mais nos encontramos com o irmão do nosso lado, e é esse aspecto que a Igreja é chamada a viver, e temos a oportunidade de nesses dias de retiro Reviver em nós os valores batismais”, afirmou Dom Orani.
O público foi exortado sobre a importância de reviver o batismo, reavivar o dom de Deus em nossa vida, nesses dias que antecedem a Quaresma. No meio de tantos povos, os cristãos são chamados a ser aqueles que chamam atenção pelo modo de reagir a determinadas situações.
“O mundo quer que nós saiamos dando tiro em todos, prendendo a todos, nos livrando de todos, mas Deus nos ensina e nos chama a sermos presença transformadora na evangelização. Claro que somos chamados a esclarecer as verdades, mas não devemos trazer ódio no nosso coração, porque ele só destrói aqueles que estão ao nosso redor”, comentou o Cardeal.
“Deus é aquele que vai, aos poucos, transformando o coração, a mente, a vida dos seus para que sejam fermento no meio da massa de um mundo novo, numa sociedade que tanto necessita da presença cristã. O mundo precisa ser novo, ser renovado, mas a renovação deverá vir pelo exemplo dos cristãos, que à luz do evangelho, mostrem que é possível viver de um novo jeito”, ressaltou.
A esse respeito, Dom Orani ainda conclui: “Mesmo martirizados, aqueles que deram a vida pelo evangelho, deram-na perdoando, deram por amor, sem ódio, sem rancor. É esse o chamado cristão. Não por política, não para aparecer, mas como uma resposta à graça de Deus. Quanto mais buscamos as coisas do alto, mais nós vamos encontrar os irmãos de todas as realidades. Quantos mais buscamos a Deus, mais humanos nós nos tornamos.”
REVIVER RIO 2020
Capela São Tarcísio | Rua Athos Bulcão, No. 48 | Recreio dos Bandeirantes
CCSP Cardeal Orani Tempesta | Praça Nossa Senhora da Apresentação, No. 352 | Irajá
Por Mariana Figueiredo
Não pode ir ao Renascer? Acompanhe a transmissão ao vivo clicando aqui