Shalom

Cardeal Paulo Cezar no Renascer: “O que salva não é viver a lei, mas seguir uma pessoa”

O ponto alto do dia foi a celebração eucarística presidida pelo Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília que em sua homilia refletiu sobre o episódio do jovem rico, relatado no Evangelho de São Marcos (Mc 10, 17-31).

comshalom

Seguindo a programação de mais um dia do Renascer em Brasília, os participantes contaram com mais um dia do Seminário de Vida no Espírito Santo, e a ministração dos cursos. O dia contou com um momento especial diferenciado para cada tipo de público. As famílias, contaram com a partilha de Alessandra Aguiar e seu esposo Francisco Benvinda que dividiram com os participantes as alegrias e desafios da vida matrimonial. O padre Francisco Edvan, da Comunidade de Aliança, ministrou o curso sobre oração, para quem deseja alcançar a cura. Os jovens, ouviram a partilha de Thielly Campos, consagrada na Comunidade de Vida, que apresentou a vida de santidade de grandes santos da Igreja Católica com a pregação “Santos, não por presunção, mas por vocação”.

O ponto alto do dia foi a celebração eucarística presidida pelo Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília que em sua homilia refletiu sobre o episódio do jovem rico, relatado no Evangelho de São Marcos (Mc 10, 17-31). A narrativa traz a pergunta fundamental feita por um jovem que, reconhecendo quem era Jesus, ajoelha-se diante dele e questiona: “Que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. A partir dessa indagação, o Cardeal desenvolveu uma profunda meditação sobre o desejo humano pela eternidade e o verdadeiro caminho para alcançá-la.

O desejo pela vida eterna

O Cardeal destacou que todo ser humano, mesmo aqueles sem fé, carrega em si o desejo de viver eternamente. “É o desejo do ser humano de não morrer, de permanecer vivo”, afirmou. Porém, ele alertou que muitos buscam essa eternidade nas coisas terrenas, apegando-se aos bens materiais e esquecendo que o verdadeiro tesouro está em Cristo.

Os mandamentos como caminho, não como fim

Ao ser questionado, Jesus responde ao jovem recordando-lhe os mandamentos — especialmente a segunda tábua, que trata do relacionamento com o próximo. O Cardeal explicou que, para os judeus, os mandamentos eram um caminho de perfeição. “Assim como eram para eles, são também para nós”, disse, ressaltando que a observância dos mandamentos deve ser uma resposta de amor a Deus, que nos amou primeiro (cf. 1Jo 4, 19).

Citando São Paulo, lembrou que “a lei mostra o que é certo e o que é errado”, mas o que verdadeiramente salva é a graça de Deus. “A salvação não vem da lei, mas de uma pessoa: Jesus Cristo”, afirmou, remetendo-se à Carta aos Gálatas: “Sabemos, contudo, que o homem não se justifica pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo” (Gl 2, 16).

Seguir a Cristo: a verdadeira salvação

O ponto central da homilia foi a necessidade de colocar Cristo no centro da vida. “O que salva não é viver a lei, mas seguir uma pessoa”, afirmou. O Cardeal ressaltou que a fé nasce do encontro pessoal com Jesus Cristo, e não da simples observância moral. Essa fé, segundo ele, deve transformar a vida de tal modo que até aquilo que parecia pesado se torne leve, conforme as palavras do próprio Cristo: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve” (Mt 11, 30).

O desafio da renúncia aos bens terrenos

O Cardeal destacou ainda o olhar de amor de Jesus para o jovem rico, que, apesar de viver moralmente bem, não conseguiu desapegar-se dos bens terrenos. “O perigo da nossa vida pode ser este: estar muito apegado ao que temos”, advertiu. Ele explicou que Jesus escandaliza os discípulos ao afirmar que “é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus” (Mc 10, 25), justamente para evidenciar o perigo de fazer da riqueza um deus.

Cristo, o verdadeiro tesouro

Em sua conclusão, o Cardeal Paulo Cezar convidou os fiéis a refletirem sobre quem realmente é o tesouro de suas vidas. “Não basta a perfeição moral, é preciso um caminho de fé, é preciso que Cristo esteja verdadeiramente no centro da nossa vida”, afirmou. E acrescentou: “O amor de Cristo dá um sentido novo à nossa existência. Quem tem Jesus, caminha para a vida eterna e a conquista”.

Como participar?

O Renascer tem entrada franca, mas é necessário reservar o ingresso online através da plataforma Sympla para garantir sua vaga.

Além das atividades do retiro, o evento contará com uma praça de alimentação, além de estandes da Livraria e Lanchonete Shalom e de outros projetos da Comunidade. Simultaneamente com o evento, acontece o Renascer Kids, com evangelização para crianças e pré-adolescentes, com programação especial para quem tem idade entre 5 e 14 anos. Nesta terça-feira, haverá o “Bailinho Kids”. Na ocasião, as crianças deverão vir fantasiadas como santos católicos. A programação central conta com um momento de grande clamor ao Espírito Santo, a ser ministrado no Auditório Central. Participe! 

Serviço

  • 📅 Quando? 1º a 4 de março

    🕒 Horário: a partir de 14h

    📌 Local: Colégio Santo Antônio – 911 Sul (acesso pela avenida W5)

    🎫 Ingressos: Gratuitos, disponíveis no Sympla


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *