Com o intuito de auxiliar os homens em relação ao verdadeiro chamado de Deus em suas vidas, Carmadélio Souza realizou uma pregação para rapazes no Shalom de Fátima, com o tema “Missão e Vocação do Homem”
A noite de quinta-feira (21) no Shalom de Fátima não foi como todas as outras. Carmadélio Souza, missionário da Comunidade Católica Shalom, como Comunidade de Aliança, conhecido por suas formações que abordam assuntos de grande utilidade para a fé cristã, marcou presença na Casa João Paulo II. Ele ministrou o curso “Missão e Vocação do Homem”. O evento contou com a presença de vários rapazes: seminaristas, homens casados ou solteiros, chamados a diferentes vocações.
Em roteiro dinâmico, Carmadélio fez perguntas e ouviu as diferentes respostas das pessoas que vivem seus respectivos chamados de vida, mas têm algo em comum: são homens, vivem seus dilemas, medos e alegrias de maneira singular, mas que precisam ser compreendidos à luz de Deus.
Durante a pregação, Carmadélio fez questão de deixar claro que tanto o homem como a mulher tem papel fundamental na construção do Reino dos Céus, e que ambos se completam mesmo com características distintas. Não existe um ser superior ao outro, já que os dois exercem papéis diferentes e com as respectivas capacidades que o Senhor lhes concedeu. O pregador também falou de questões simples, mas que são cruciais na construção de bons relacionamentos, como tolerância, paciência e um maior conhecimento de si e do outro.
“Sei que minha esposa e minhas filhas demoram um pouco mais para ficarem prontas do que eu. Eu me visto rápido, por isso agora, antes de sair, espero que fiquem arrumadas e só então começo me vestir também. Assim, espero menos, fico menos impaciente e também aprendo a respeitar o tempo delas”, afirmou. Com um exemplo tão simples de uma atitude corriqueira, Carmadélio quis mostrar que a vocação se realiza nas pequenas coisas, em saber o momento de falar, respeitar o espaço do outro, cuidar, zelar. Tudo isso é amor, e amor é vocação.
Nesta quinta-feira, 28 de agosto, será realizado o curso ‘Missão e Vocação da Mulher’, também na Casa João Paulo II, sede anexa ao Shalom de Fátima. Momentos de formação singulares como estes podem ajudar a muitos cristãos que vivem seus dilemas pessoais sozinhos, sem momentos de partilha ou aprendizado com os irmãos. É necessário ter um maior conhecimento de Deus para que possamos conhecer mais a nós mesmos, e assim, promover um desenvolvimento saudável no âmbito de nossas afetividades.
Cássia Carvalho