Notícias

Casa São Francisco: Vivemos como família e somos alcançados pela divina providência

Instituição atua há 27 anos em Sobral – CE acolhendo crianças em situação de vulnerabilidade social e se mantém por meio de doações.

comshalom

A Casa São Francisco é um lar que acolhe crianças de 0 a 6 anos que estão em risco de vulnerabilidade social e cujos laços foram rompidos e os direitos violados. Administrada pela Comunidade Católica Shalom em Sobral, a Casa, que hoje possui 23 crianças, atua no desenvolvimento da dignidade humana e valorização do cuidado a cada indivíduo, preparando-o para o retorno ao âmbito familiar e convívio social. Para melhor cuidar de cada um dos pequenos e atender às suas necessidades, o lar conta hoje com 25 colaboradores, além de voluntários. 

De acordo com a assistente social Laudicéia Rodrigues, a Instituição acolhe as crianças mediante ordem da Vara Única da Infância e Juventude, Ministério Público – CE e Conselho Tutelar, por meio de denúncias ou por meio da própria família que, por motivos diversos, é obrigada a abrir mão, provisoriamente, da guarda legal dessas crianças, até que sejam solucionadas as pendências familiares ou até que sejam destituídas do poder familiar e inseridas em novos lares, em famílias substitutas. Após a comprovação da Justiça de que a família de origem tem condições de cuidar de seu filho, a criança volta ao convívio familiar. 

Processo de Adoção  

Entretanto, quando são esgotados todos os recursos necessários para a sua preservação na família de origem, a criança é destituída do poder familiar e entra para o quadro de adoção. O mesmo acontece quando nenhum membro da família biológica tem interesse de ficar com a criança ou ainda em casos da família não aspirar sair da situação de risco social.

Ao longo desses 27 anos de existência, muitas crianças que hoje já são jovens e adultos, trazem consigo a marca da gratidão pelo que a Casa São Francisco representou na sua história pessoal, tendo sido este um lar provisório durante parte de suas infâncias. 

Uma dessas jovens é Andrine Félix, de 21 anos, que morou até os 9 anos de idade na Casa. Hoje, membro da Obra Shalom e acadêmica de Psicologia, ela conta que seus  pais adotivos começaram a frequentar a Casa após terem descoberto que a Comunidade o administrava.  Foi assim que ela os conheceu. 

Andrine morou na instituição até os 9 anos de idade

“A coordenadora na época convidou eles para participar do meu batizado, pois sabia do carinho que eles tinham comigo e também porque eram bem presentes na Casa. Neste dia, foi tirada uma foto do meu batizado com todos os convidados, inclusive com esse casal, e eu nunca imaginava que logo depois eles seriam a minha família. Acredito que quando é pra ser seu, Deus dá oportunidade de determinada coisa chegar até você”, assegura a jovem. 

Providência Divina 

Andrine acredita que todos que passam pela Casa tocam no mistério de estarem abandonados nas mãos de Deus, e que este abandono vai além de precisar de um lar, comida e escola. 

“Nos anos em que morei na Casa São Francisco uma das coisas que mais me impressionava é que Deus não deixava faltar nada e ainda se utilizava de pessoas que são os chamados benfeitores da paz para ajudar nessa obra de evangelização. A importância que eu vejo da existência da Casa na vida das crianças que moram lá é que de fato nós vivemos como família e que lá somos profundamente amados. Tocamos na dimensão da divina providência constantemente, descobrindo que Deus tem planos muitos maiores nas nossas vidas”, ressalta Andrine. 

“Quando é pra ser seu, Deus dá a oportunidade de chegar até nós” afirma Andrine

Dedicação às crianças 

São muitas as histórias de famílias que nascem a partir da Casa São Francisco e também dentro dela. Cláudia Melo, por exemplo, era uma das missionárias que contribuía com o lar. Foi por meio dessa presença constante que conheceu o pequeno Emanuel. Ela conta que Emanuel já morava na instituição e precisou se hospitalizar, e ela o ajudava com o que era necessário. Quando o pequeno recebeu alta, precisou de mais cuidados, então Cláudia o acolheu temporariamente em sua casa. 

Emanuel tem 10 anos de idade e faz parte da Família Melo desde 2011.

Cláudia revela que inicialmente não estava nos seus planos a adoção, mas por meio da aproximação com a Casa São Francisco, e após a chegada de Emanuel em sua casa para receber os devidos cuidados, foi surgindo em seu interior um sentimento de maternidade pela criança. Todos de sua casa também foram se envolvendo com Emanuel, tanto seu esposo, quanto seus dois filhos. 

“Meu filho esteve lá aos cuidados de outras pessoas. Quando olho para isso percebo que existem pessoas que estão se dedicando a essas crianças. Em nós que somos pais adotivos o sentimento é de muita gratidão. E eu também era uma dessas pessoas a quem eram confiados os cuidados com as crianças. Quanto amor íamos tendo a cada criança! Quantas passaram por nós! Tínhamos um carinho e maternidade grande por elas. Nisso percebemos que éramos pais e mães daquelas crianças”, revela a consagrada. 

Seja um padrinho da Casa São Francisco 

Desde a sua criação em 1994, o lar se mantém integralmente por meio de doações de benfeitores, instituições parceiras e eventos para arrecadação. As doações são revertidas na compra de alimentos, produtos de higiene, materiais escolares, necessidades com a saúde, roupas, além do pagamento dos funcionários e reformas na casa em vista da necessidade de cada criança. 

“Gratidão a todos que nos ajudam e fazem a diferença na vida das crianças acolhidas e principalmente por manterem a Casa São Francisco funcionando, atendendo esse público tão vulnerável e que precisa de uma atenção especializada. Assim teremos uma sociedade menos desigual”, agradece Laudicéia. 

Campanha

Neste tempo, onde a crise econômica atinge também a Casa, foi lançada a Campanha “Apadrinhar Para Amar Hoje.” Com o mínimo de R$ 2,00 por dia durante o mês, que totaliza R$ 60,00 mensais, você pode se tornar padrinho de uma criança da instituição.

Para quem reside em Sobral e/ou outras cidades, estados, a conta bancária para doações é:

Banco do Brasil

AGENCIA: 0085-X

C/C: 33.910-5

Associação Shalom

CNPJ: 070444560033-80

Mais informações

Casa São Francisco

Seja um benfeitor e voluntário!

Informações: (88) 3611.5403 /  (88) 9 96587143.

Rua Radialista Francisco Aristeu Barbosa 577, Sobral-CE

Redes sociais: casasaofrancisco

Por Socorrinha Mouta


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *