A tradicional Audiência Geral do Papa Francisco, que aconteceria nesta quarta-feira, 19, foi cancelada devido à internação dele no Hospital Gemelli, mas a Sala de Imprensa da Santa Sé compartilhou sua catequese.
Desta vez, a meditação teve como tema a visita dos Reis Magos ao recém-nascido.
>> Atualizações do estado de saúde do Papa Francisco
Quem eram os Reis Magos?
O Pontífice recorda que, na tradição da história, acredita-se que os Magos representam as raças geradas pelos filhos de Noé; eram originários dos três continentes até então conhecidos: Ásia, África e Europa. E que eles também representavam três fases da vida humana: juventude, maturidade e velhice.
Mas, independente desses detalhes, o que Francisco destaca é que os Reis Magos “são homens que sabem olhar além de si, sabem olhar para o alto“, visto que “não permanecem imóveis, mas, como os grandes chamados da história bíblica, sentem o convite para se mover, para partir em caminhada”.
>> Receba notícias, formações e no seu WhatsApp
É preciso mover-se
Francisco alerta para a postura dos escribas que, mesmo sabendo identificar onde nasceria o Messias, permanecem imóveis.
Em contrapartida, os magos – que não pertenciam ao povo da Aliança – saem à procura do Messias. “…não basta conhecer os textos proféticos para sintonizar-se com as frequências divinas; é preciso deixar-se transformar interiormente e permitir que a Palavra de Deus reavive o anseio pela busca e acenda o desejo de ver Deus”, afirma.
LEIA TAMBÉM | 6 frases sobre a glória de Deus para você entrar no mistério do Renascer 2025!
Estrela de Belém
Ao avistarem a estrela, os Magos são alcançados por uma alegria que, segundo Francisco, acontece porque o Espírito Santo “que move o coração de todo aquele que busca Deus com sinceridade, também o preenche de alegria”.
Dentre os pagãos, os reis magos foram os pioneiros a acreditaram no Filho de Deus, como declara o Santo Padre.
“[Os Reis Magos] dirigiram seus passos, seus corações e seus bens àquele que é a esperança não só de Israel, mas de todos os povos”, destaca.
Por fim, na catequese o Santo Padre pede para os fiéis se colocarem na “escola dos Magos”, os quais ele apresenta como peregrinos da esperança.
“Aprendamos a adorar Deus em sua pequenez, em sua realeza que não oprime, mas liberta e torna capazes de servir com dignidade. E ofereçamos a Ele os mais belos presentes, para expressar nossa fé e nosso amor“, orienta o Papa Francisco.
Com informações de Vatican News.
Se creres, verás a glória de Deus!
Os Reis Magos viram a glória de Deus. E você também pode ter uma experiência semelhante de adoração ao Rei durante os dias 2 a 4 de março no Renascer, retiro de carnaval da Comunidade Shalom.
O Renascer 2025 acontecerá em mais de 50 cidades do Brasil e também conta com uma edição online, para aqueles que não terão o evento presencial em sua região. Participe!