Institucional

Celebração de 35 anos do Shalom conta com Santa Missa presidida por Dom Vasconcelos e jantar show

Programação da semana de comemoração contemplou ainda momentos de oração e formação, além de testemunhos e uma exposição histórica

No ano festivo em que a Comunidade Católica Shalom comemora 35 anos de fundação, o Shalom Sobral promoveu uma semana intensa de atividades para celebrar o aniversário. A programação contou com momentos de oração e formação dos membros da Comunidade e participantes da Obra Shalom, além de testemunhos e uma exposição histórica. O ponto alto da semana foi a Missa Solene em ação de graças celebrada pelo bispo diocesano de Sobral, Dom Vasconcelos, na última segunda-feira, 10. No domingo, 9, após a Santa Missa, o cantar Izaías Luciano trouxe canções históricas com o show “Lembranças”.

Durante a homilia, Dom Vasconcelos agradeceu a Deus pelos 35 anos da Comunidade e destacou que é um tempo de ação de graças porque o Shalom “nasce da renovação do Espírito.” Ele disse ainda que “há 35 anos Deus iniciou esta Obra que tem produzido muitos frutos e alegrado a Igreja. Entreguemos a Deus esta Obra e ela realizará o que é impossível para os homens, mas possível para Deus.”

O bispo destacou que o Papa Francisco tem cada vez mais pedido que a Igreja no mundo inteiro invista no amor. “Com a Exortação pós-sinodal ‘Amoris laetitia’, a Alegria do Amor, o Papa pediu à Igreja, aos pastores e aos leigos cristãos engajados que invistam no amor, que ensinem a amar para salvar os casais, para salvar as famílias”, disse.

Outro pedido do Papa tem sido o pastoreio e acompanhamento das crianças e jovens nas catequeses e na Crisma. “As novas comunidades, como o Shalom, já realizam o acompanhamento dos jovens. Pedimos que as Comunidades se coloquem a serviço em vista da renovação da Igreja inteira. Sejamos uma Igreja em saída em busca das ovelhas perdidas da casa de Israel sem preconceitos, buscando o que Deus tem feito na vida das pessoas”, destacou.

Dom Vasconcelos disse ainda que a Igreja é hoje chamada a ir aos novos Areópagos, a exemplo de Paulo entre os gregos, para propagar a vida cristã. “Na lanchonete para evangelizar, Moysés (Azevedo, fundador da Comunidade Shalom) descobriu um areópago.”

Em resposta ao apelo do bispo, o responsável pela Comunidade Shalom em Sobral, Rodielson Bispo, louvou a Deus pela beleza da Igreja em Sobral e destacou que a semana de comemoração se encerra na esperança de mais 35 anos. “É o início de um novo tempo. Eis-nos aqui, envia-nos, Dom Vasconcelos.”

Ver como Deus

Tomando como base as leituras do dia, Dom Vasconcelos ressaltou que é preciso olhar o mundo com os olhos de Deus. “Quando olhamos com os olhos de Jesus, vemos vida onde só poderia haver morte. Ele não vê a aparência, mas o coração”. O bispo lembrou que o Senhor olhou para a menina morta e disse que ela estava apenas adormecida. “Na verdade, a morte é um sonho porque já não existe. Cristo venceu a morte”, completou. Outra ação de Jesus que mostra o quanto Ele ama e se importa com as pessoas foi a percepção de que a hemorroísa o havia tocado. “Jesus via a ação de Deus nas crianças e também na mulher pecadora que incomodou o fariseu Simão”, disse.

Outra característica do amor de Deus que devemos aprender a imitar segundo o bispo é “ver além das aparências.” O Senhor insistiu com Jacó que havia roubado a primogenitura do irmão e Jesus chamou Pedro, “frágil, pecador e oscilante” e confiou a ele a sua Igreja. “Por que Deus insiste com homens frágeis e infiéis? Jesus via além das aparências. Ele chamou a Pedro e continua hoje a nos chamar.”

Jantar Show

Outro ponto alto da celebração dos 35 anos foi o jantar show com a presença do cantor Izaías Luciano. No cardápio do jantar, foram servidas massas com diversos molhos.

Entre as canções de sucesso que compuseram o repertório da Comunidade Shalom ao longo destes 35 anos, Izaías Lucianos cantou sucessos como “Meu doce Jesus”, “Senhor apaixonado estou”, Amar-te mais” e “Sempre te amarei, rei dos reis”.

Izaias Luciano é um dos grandes nomes da musica católica brasileira. Cantor e compositor, tem musicas gravadas com vários artistas de renome nacional.

Teresa Fernandes


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *