Shalom

Celebração de Corpus Christi

comshalom

A festa do Corpo e Sangue de Cristo é uma tradição da Igreja Católica que vem desde o século XIII

 

Nesta quinta-feira, dia 03 de junho, é dia de Corpus Christi, solenidade eu que celebramos o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo presente na Eucaristia. Esta comemoração não é recente, ela existe desde XIII e sempre caí numa quinta-feira. Você sabe por quê?

A palavra eucaristia, antes de tudo, significa Ação de Graças. É a celebração do sacrifício de Cristo na cruz. Tudo começou quando uma freira, que se chamava Juliana de Mont Cornillon, em Liège, na Belgica, confessou ao então arcediago Tiago Pantaleão de Troyes que teve uma visão do próprio Jesus Cristo lhe pendido que a eucaristia fosse celebrada com honras. No ano de 1230, o arcerdiago autorizou que fosse celebrada a ‘Fête Dieu’, na paróquia de Saint Martin com uma procissão eucarística, dentro da igreja, para proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. No ano de 1247 aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.

Acontece que o então arcediago foi eleito Papa com o nome de Urbano IV. Em seu pontificado, o Papa jamais se esqueceu da celebração e a festa de Corpus Christi foi instituída, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Ou seja, sessenta dias depois da Páscoa.

A Festa foi introduzida mundialmente 6 anos após a morte de irmã Juliana em 1258, com 66 anos. Santa Juliana de Mont Cornillon foi canonizada em 1599 pelo Papa Clemente VIII.

A festa teve seu caráter universal definitia partir do século XIV, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou esse Corpus Júris com o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.

Em 1983 o novo Código de Direito Canônico manteve a obrigação de se manifestar ‘o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia. Assim, todos os bispos deve escolher a melhor maneira para que se tenha a procissão pelas vias públicas, garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação.

 

Festa no Brasil

 

Uma das tradições mais presentes no Corpus Christi no Brasil é a confecção de tapetes. Os produzem imagens com sal, serragem, borra de café e outros materiais para preparar o caminho por onde o corpo de Cristo vai passar.

Esta tradição teria começado no arquipélago dos Açores, pertencente a Portugal, no século XIII. Ela foi trazida para o Brasil com a chegada dos portugueses, em 1500 e continua viva até os dias atuais.

 

Pandemia

 

Em tempos de pandemia, a celebração teve que sofrer algumas alterações, mas não deixou de ser importante. O fiel que não conseguir participar nas paróquias presencialmente, pode o fiel pode celebrar a eucaristia on-line como explica o padre David Pereira de Jesus da Paróquia Universitária São João Evangelista: “ainda não poderemos celebrar a missa campal para evitar uma aglomeração. Porém, na maioria das comunidades será organizado um momento de visita do Santíssimo ao povo. Não podemos fazer procissões, mas Jesus Eucarístico virá ao encontro do povo em suas casas”.

Quem tiver a oportunidade de ir presencialmente ao encontro de Jesus eucarístico, não pode se descuidar dos protocolos de prevenção à COVID-19. A Comunidade Católica Shalom em Goiânia vai participar da missa na  Catedral Metropolitana que será celebrada pelo Arcebispo, Dom Washington Cruz, às 17h30.  A celebração será transmitida ao vivo pela PUC TV, Youtube, Facebook e Instagram da arquidiocese.

 

Missão Goiânia


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *