Meu nome é Letícia, tenho 22 anos e sou consagrada da Comunidade de Vida na Comunidade Católica Shalom.
Diria que o celibato para mim é viver uma grande experiência com o amor de Deus. Acreditava que já conhecia o amor de Deus, porém, depois que fiz meus votos no celibato, percebi que era pouco. É muito mais profundo e muito maior do que eu poderia imaginar! Se tivesse que resumir meu celibato em uma frase diria : Sou imensamente Amada por Deus!
Meu processo de discernimento não foi muito fácil. Em meu coração sempre existiu uma grande sede de Deus. Sede que tentava saciar com muitas coisas, com pessoas, com meu projeto de ter uma família. Sim, eu sonhava em constituir uma família, pois cresci com o exemplo do matrimônio dos meus pais. Por isso tinha isto como um valor, uma segurança de vida e projetava o mesmo para o meu futuro. Acreditava que isso era a minha alegria e felicidade.
Contudo, o Senhor foi me mostrando que, na verdade, o que meu coração tanto desejava era Ele. Somente Ele poderia saciar meu coração! Continuei tendo grande admiração pelo matrimônio. Fui percebendo o quanto o amor humano é belo. Porém, ainda mais belo é o amor de Deus!
Tive muitas resistências e dificuldades para acolher o celibato durante o discernimento. Tinha medo de abraçar meu chamado, principalmente por ser tão jovem. Para o mundo isto é loucura. Mas pouco a pouco, o Senhor foi conquistando o meu coração e dissipando o medo.
Um grande Santo que me auxiliou neste processo foi São Francisco de Assis. Ele me ensinou a ter coragem de abandonar meus projetos, que tinha como riqueza, para abraçar a única e verdadeira Riqueza: o próprio Deus e sua vontade!
Um dos desafios do celibato, para mim, é não deixar com que nada me roube de Deus e manter meu olhar fixo nEle. Mas, muito mais do que os desafios, são as graças que provo, como um novo vigor na missão, novo desejo de evangelizar, de sair mais de mim mesma para ir ao encontro do outro. E hoje me sinto mais livre e feliz!
Por fim, desejo dizer, principalmente aos jovens que sentem o chamado ao celibato, que não tenham medo de se decidir por Jesus, pois é loucura para o mundo, mas sabedoria de Deus! Ser celibatário é viver uma grande aventura de amor com o Senhor!
Shalom!
Maria Letícia, consagrada da Comunidade de Vida