Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegaram à Diocese de Setúbal, em Portugal, no início do mês de novembro onde permanecerão até ao final do mês, percorrendo as várias paróquias da Diocese. A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, foram entregues aos jovens da diocese após a sua peregrinação pela Diocese do Porto.
Leia também| Shalom na JMJ Lisboa 2023: Conheça nossos pacotes
Símbolos da JMJ
Antes de cada JMJ, os símbolos partem em peregrinação como anunciadores do Evangelho junto dos jovens, visitando-os nas realidades em que vivem. Construída em 1983, com 3,8 m de altura, a Cruz peregrina foi confiada aos jovens por S. João Paulo II para que fosse levada por todo o mundo como sinal do amor de Cristo pela humanidade. Já percorreu cinco continentes e quase 90 países em peregrinação, em variados meios de transporte, como trenós, barcos e até tratores.
Desde o ano de 2003 que a Cruz peregrina é acompanhada pelo ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, confiado aos jovens também por S. João Paulo II, como sinal da presença materna de Maria. Este ícone é uma reprodução do original que se encontra na Basílica de Santa Maria Maior, e que é visitado pelo Papa Francisco antes de cada viagem apostólica, para ali rezar e deixar um ramo de flores.
Para João Marques, coordenador do Comitê Organizador Diocesano (COD) da Jornada Mundial da Juventude de 2023, “Este tem sido um tempo de grande graça: muitas pessoas, de todas as idades, vão ao encontro de Cristo, na Cruz, e da sua Mãe, no ícone Salus Populi Romani. A Peregrinação dos Símbolos tem-se recheado de encontros bonitos, com grande significado espiritual e humano. Em cada rua, praça, escola, quartel de bombeiros ou câmara municipal, os símbolos têm sido sinal de esperança, sinal visível da nossa fé, que dezenas de jovens têm testemunhado. É para nós um incentivo para continuar o caminho iniciado em 2019, de preparação para a Jornada Mundial da Juventude.”
Comunidade Shalom no Dia Mundial da Juventude
No dia 20 de Novembro, Dia Mundial da Juventude e também Solenidade de Cristo- Rei, os eventos de celebração da passagem dos Símbolos pela Vigararia de Almada tiveram lugar no Santuário Nacional de Cristo-Rei. A pedido da Pastoral da Juventude da Diocese de Setúbal, a Comunidade esteve presente no evento, partilhando um momento de animação onde não faltou dança e muita alegria, foi também uma oportunidade de evangelização como comunidade junto dos jovens. Este evento contou com a presença dos Símbolos da JMJ que vieram em procissão até ao Santuário e permaneceram até à celebração eucarística.
Segundo Junior Fernandes, jovem da Obra que faz parte do Comité Organizador Vicarial: “É uma grande honra estar com os Símbolos, visto que peregrinaram por vários países do mundo, e nos foram confiados pelo Papa Francisco. Estou muito ansioso e à espera dos símbolos há bastante tempo. Para mim representam a Igreja viva e jovem espalhada pelo mundo.”
Preparação da Jornada Mundial da Juventude
A Comunidade Shalom tem estado a colaborar com a Paróquia da Cova da Piedade nos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, nomeadamente na sua divulgação junto dos jovens e na organização da logística. De acordo com a missionária Gabriela Prado, a Comunidade está cheia de expectativa e encontra-se neste momento a fazer um levantamento dos espaços que podem acolher os peregrinos e até possíveis catequeses. Assim como ações de divulgação pessoa a pessoa na cidade de Almada, onde não se deixa passar a oportunidade de falar da experiência do amor de Deus.
Natiely Lima, missionária da Comunidade de Vida e Responsável Local da Missão de Setúbal, localizada na cidade de Almada, deixa-nos o seu testemunho sobre a realidade da Missão na preparação das Jornadas: “É uma graça sermos uma das dioceses de acolhimento, isto significa que seremos a casa dos peregrinos, uma grande casa que recebe tantos jovens e que vão estar tão perto de nós. Para Portugal, a Jornada Mundial da Juventude vai ser um novo tempo, uma nova primavera para os jovens na Igreja. Como Comunidade Shalom ficamos felizes de fazer parte deste tempo novo em Portugal e de acolher a JMJ. É de facto uma grande oportunidade de evangelização.”
Segundo Natiely, a Missão de Setúbal tem-se deparado também com alguns desafios na preparação para a Jornada, um deles é o facto de a Igreja ter poucos jovens, o que leva a que estes muitas vezes não sejam os protagonistas. Outros desafios prendem-se com a falta de voluntários e com o desconhecimento dos jovens em relação à JMJ, desconhecem o que é, o que podem fazer para ajudar e o impacto que causará no país. E termina com um apelo: “Precisamos cada vez mais divulgar a JMJ, o que é, as inscrições e o impacto que vai ter.”
Mariana Cabrita
Vocacionada Shalom Setúbal
Shalom na JMJ Lisboa 2023
Data: de 01 a 06 de agosto
Local: Lisboa, Portugal
Maiores informações:
A3 Turismo: (85) 99283 – 6000
E-mail: jmj@comshalom.org
Continue lendo sobre a JMJ Lisboa 2023
JMJ 2023: Papa convida os jovens a partilhar os sonhos com outros jovens do mundo
Experiência missionária: Vamos juntos para a JMJ em Lisboa
Confira mais detalhes sobre a JMJ 2023