Após viajar pelo Brasil com o espetáculo “Lolek”, que retrata a vida do beato João Paulo II, a Cia de Artes Shalom abre seleção para nova turma, que terá início no ano que vem. Fundada em 2012, ela reúne arte e evangelização, além de oferecer uma experiência de envio missionário para jovens e adultos. Confira entrevista com João Carlos do Nascimento, da equipe da Secretaria de Artes do Shalom, sobre a atuação da companhia:
– Qual foi a inspiração inicial da Cia de Artes?
Num desejo de evangelizar o jovem, em primeiro lugar, e toda pessoa no contexto do mundo moderno, percebemos que nossa linguagem poderia ser mais ousada. Pensamos em um núcleo artístico que estaria disponível integralmente para se dedicar a criação, estudo e produção de espetáculos, viajando todo o Brasil e até mesmo outros países. Pensamos, então, na Cia de Artes Shalom. Partindo disto, rezando e amadurecendo a escuta da vontade de Deus, planejando como se daria na prática, a primeira turma foi aberta em 2012, com o espetáculo “Encontro”, e segue hoje com o espetáculo Lolek, preparando-se para sua terceira turma em 2014.
– Como é feita a seleção dos participantes?
Os artistas que sentem este apelo de oferecerem sua vida e seus dons a Deus, com a Comunidade Shalom na Cia, vivem um processo de discernimento e escuta de Deus junto com seus acompanhadores ou formadores e o responsável local da missão do Shalom onde moram. Passado este processo inicial, o candidato envia para nós um vídeo com o registro de seus talentos (cantando, dançando, interpretando), junto com um questionário simples. Este material servirá de base para o discernimento e seleção por parte dos responsáveis pela Cia de Artes.
– Ela é composta, em sua maioria, por jovens?
A Cia, em sua maioria, é composta por jovens, mas está aberta a pessoas de outras faixas etárias, de acordo com o perfil de personagens de cada espetáculo.
– Que graças divinas operadas através da Cia você poderia destacar na vida dos membros e de quem é evangelizado?
Na vida dos membros é a experiência com o Autor de seus dons. De fato, a Cia é uma desculpa de Deus para amar de uma maneira nova e profunda aqueles que se lançam nesta aventura de evangelização onde Ele, o Senhor, surpreende a cada dia com desafio e muitas, muitas bênçãos. Há também a experiência de crescer na profissionalização, já que eles passam boa parte do período tendo aulas e oficinas artísticas.
Já na vida dos milhares de expectadores é impossível mensurar, mas eu convido a conferir na página da Cia no Facebook alguns textos e vídeos de testemunhos de muitos jovens por onde a Cia passou, em turnê. Em resumo, eles são surpreendidos pela força da arte que vem do coração de Deus.
Faço eco às palavras do beato João Paulo II: Não tenham medo! Deus não tira nada Ele dá tudo! Venham fazer a experiência de receber de Deus o que Ele pede para ser ofertado.
– Está aberta a seleção para a Cia de Artes 2014? Pra quem quer fazer, ainda dá tempo?
Está aberto o edital para nova turma, procure o responsável local da missão do Shalom em sua cidade, manifeste o desejo de vir em missão na Cia por um ano. Você receberá o questionário e enviará preenchido junto com o vídeo para ciadeartes@comshalom.org
Quem será o próximo Lolek da Cia de Artes? Clique aqui e confira convite do secretário de Artes da Comunidade Shalom, Wilde Fábio Alencar.
Emanuele Sales