Formação

Com o poder de uma explosão

comshalom

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–><!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

Dom Aloísio Roque Oppermann

Antes de tudo, existeimplosão quando os componentes de um corpo se precipitam uns sobre os outros,para dentro. É falta de energia interna. É o vácuo central abrindo espaços parao periférico, sem consistência. Isso acontece a uma civilização que se degrada,e se expressa em decadência moral. Sucede, infelizmente, a uma comunidadecristã com fé enfraquecida e de caridade bruxuleante, que é invadida pelas beiradas,por organismos inferiores, mas energizados. “O Reino vos será tirado, eentregue a um povo que produza frutos” (Mt 21, 43). É a matéria escura, oburaco negro, cuja voracidade desestabiliza tudo. Não é diferente no mundoeconômico, quando as bolhas internas da economia virtual se rompem, paraproduzir o mais puro vácuo, que arrasa o dinheiro irreal e o arrasta para onada.

 

O evangelho de Jesus é o contrário disso tudo. Há nele umaconcentração expansiva, muito bem simbolizada no cenáculo de Jerusalém, que setornou o “big bang” dos novos tempos da salvação, sob a condução do EspíritoSanto. Nessa dinâmica podem se suceder, ora pequenas implosões, ora novasexplosões sucessivas. O Concílio Vaticano II foi uma explosão renovada, com enorme potencial deenergizar o nosso tempo. Ele foi como esses foguetes, de explosões múltiplas,que riscam de luzes os céus das nossas festas populares. Peço que o caro leitorpreste muita atenção numa vibração particularmente luminosa e derivada: é aConferência de Aparecida. Sua expressão mais significativa são as “MissõesContinentais”. O potencial dessa iniciativa, só o Espírito Divino explica. Vaiabrir os olhos dos nossos contemporâneos para a pessoa central da humanidade,Cristo. Se estávamos indo para frente, a nossa velocidade de cruzeiro era 30 km por hora. Agora a aceleração vai ser tanta, queprecisamos cuidar para não ultrapassar os 110 km/h, velocidademáxima permitida. Finalmente temos a chance de recuperar o que nunca deveríamoster perdido: um encontro de cada católico com a pessoa de Jesus. E assimreassumiremos a capacidade missionária, dentro das realidades de hoje. “Avontade de meu Pai é que produzais muitos frutos” (Jo 15, 8). Se você receberum convite para trabalhar na “missão continental”, não duvide! Você poderáviver grandes momentos.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *