O 1º Domingo do Advento marca o início do Ano Litúrgico na Igreja. Dessa vez, a liturgia seguirá as orientações do Ano C, que tem o evangelho de São Lucas como condutor dessa jornada. O consagrado da Comunidade Aliança Shalom, Vinicius Ribeiro, conta que mais que um tempo cronológico, o Ano Litúrgico é uma proposta espiritual.
“Cada Ano Litúrgico é um convite à conversão. Ele nos recorda que a nossa vida é uma peregrinação rumo à casa do Pai, onde Cristo nos espera. A repetição dos ciclos litúrgicos não é uma simples rotina, mas uma oportunidade de aprofundar nossa fé e caminhar com mais firmeza no discipulado”, explica.
Evangelho de São Lucas
O evangelho de São Lucas será o centro das leituras do novo Ano Litúrgico. Médico, Lucas foi um evangelista que não conheceu Jesus pessoalmente. “Lucas escreveu o Evangelho mais longo dos quatro, considerado também o mais rico a nível de vocabulário e mais refinado do ponto de vista estilístico”, conta Vinicius, lembrando que o evangelho de Lucas é considerado o evangelho da misericórdia.
“Em Lucas enxergamos a face misericordiosa de Deus. Jesus é o abraço do Pai misericordioso”.
Outro ponto que a Igreja vai aprofundar ao longo da liturgia do novo ano é a pobreza. “Lucas identifica o perfil de Cristo e do discípulo, como sendo a pobreza”, destaca Vinicius. Por fim, o consagrado da Comunidade Aliança salienta que o evangelista também revela Jesus como um homem de oração e intimidade com o Pai.
“Em momentos decisivos da vida de Jesus, Lucas o revela dialogando com o Pai, Ele fez isso depois de seu batismo no Jordão (3, 21), no meio do primeiro entusiasmo da multidão (5:16), antes da escolha dos doze (6, 12), antes da profissão de fé de Pedro (9:18), durante a revelação solene da Transfiguração (9:28-29), antes de ensinar aos discípulos a oração distintiva do cristão, o “Pai” (11:1). Jesus também nos ensina a rezar e exorta-nos a “orar sempre, sem se cansar” (18:1). Na hora da paixão Jesus Getsêmani reza (22, 39-46), uma cena que Lucas descreve com mais precisão do que os outros evangelistas”.
Ano Jubilar
O novo Ano Litúrgico na Igreja também será marcado pelo Jubileu da Esperança. O ano jubilar será oficialmente inaugurado no dia 24 de dezembro, quando o Papa Francisco abrirá a Porta Santa na Basílica de São Pedro.
Participe do Retiro de Advento 2024
Prepare-se para o Advento com o Retiro “Peregrinos da Esperança”! Começando no primeiro domingo do Advento, 1º de dezembro, até 5 de janeiro, iremos trilhar um caminho de oração e intimidade com Deus, deixando que Ele transforme nosso coração para anunciar o Reino que já chegou em nossas vidas.
[Adquira o livro Peregrinos da Esperança]
A cada dia, seremos conduzidos pela oração e estudo bíblico diários com o Padre Adler Trindade e homilias diárias com o Padre João Chagas. Além disso, você terá acesso a conteúdos exclusivos. Tudo isso de forma prática e acessível, direto no seu WhatsApp!
[Visite nossa página especial e saiba como receber os conteúdos do retiro no seu WhatsApp!]