A Liturgia desses dias nos introduz na contemplação da Paixão do Senhor, e hoje coloca em evidência a figura do traidor, daquele que mesmo fazendo parte do círculo de amizades mais mais próximas de Jesus, entrega-O para que Ele seja crucificado. Causa-nos certo impacto a pergunta de Judas ao sumos sacerdotes: “O que me dareis se vos entregar Jesus?” (Mt 26,14).
Essa pergunta talvez a façamos muitas vezes quando nós mesmos traímos a Deus. E podemos hoje nos perguntar: O que temos recebido em troca da traição de Jesus? Temos trocado o Senhor por alguma vantagem que possamos conseguir com alguma coisa, por um momento de prazer, pelo gosto da vingança sobre alguém que nos feriu? O que nos tem feito perder o Senhor?
Cada vez que o mundo se apresenta a nós com uma proposta de pecado, devemos pedir a Deus a graça de colocá-la em uma balança, e ver o quanto vale para nós a amizade do Senhor e o quanto ganhamos, de fato, perdendo essa amizade para conseguir uma possível vantagem passageira.
Ouça a homilia completa do padre Karlian Vale, membro da Comunidade de Vida Shalom:
eu tenho traído muito o meu senhor em pensamentos, mesmo sabendo todas bênçãos que tenho recebido tem momentos em estou tão forte e em outros momentos fico sem acredita desconfio do meu senhor fico questionando como alguém pode ter um amor tão grande de se entrega como ele fez…. meus pensamentos muitas vezes me deixa envergonhada por questionar tanto o poder do meu senhor, então penso sou tão pecadora meu pensamento é tão pequeno é impossível entender… o que eu faço eu sei que preciso confia no senhor mas como faço isso