Formação

Como conciliar a vida de oração, família e trabalho?

Harmonizar todas as dimensões da nossa vida não é fácil. Contudo, aquele que se mantém fiel a Deus e confia Nele cegamente, conseguirá, sim, construir e manter uma família forte e feliz, ao mesmo tempo que renderá incontáveis frutos em seus ministérios.

comshalom

Como conciliar a vida de oração, família e trabalho? Eis a pergunta de um milhão de dólares! É brincadeira, essa pergunta obviamente não vale um milhão de dólares, vale mais, vale a sua vida. Eu tenho duas respostas, um curta e uma longa. A curta é só Deus sabe, e a longa também, mas vamos refletir sobre o caminho que nos levará a essa resposta.

Diante de nós se apresentam uma infinidade de tarefas que disputam a nossa atenção e o nosso tempo, muitas delas são justas e até mesmo sagradas, como a dedicação no trabalho, o serviço ordinário das atividades domésticas e o cuidado com a vida interior. Podemos nos sentir divididos tendo que dar conta de tudo, até o ponto que sofremos por não conseguir conciliar tudo que a Divina Providência nos apresenta a cada dia.

Essa agitação pode nos tirar do controle da nossa vida, e passamos então a responder apenas às necessidades que gritam a sua urgência, como fazem as realidades de trabalho que pressionam por resultados, relatórios, vendas, horários etc. e como exigem as realidades de casa da família, com a educação dos filhos, a saúde, compras de supermercado, higiene etc. Nesse turbilhão, corremos o risco de esquecer da vida de oração, lugar que dá centro e ordena as tempestades.

Marta x Maria

Uma tensão semelhante é apresentada pelo Evangelho, entre Marta e Maria (Lc 10,38-42). Marta acolhe Jesus em sua casa e se agitava em múltiplos serviços, enquanto Maria se põe a escutar Jesus. Marta e Maria são símbolos da vida ativa e da vida contemplativa, formas complementares da experiência cristã. O que quero dizer, é que não é possível se dividir em várias tarefas, falamos em vida de oração, vida familiar e trabalho, de maneira separada apenas para compreender que se trata de realidades diferentes, mas a vida é uma só. Não existem 3 “eus” (um que reza, um que trabalha, e um pai de família), mas apenas um que reza, trabalha e é pai de família, e essas realidades não me dividem, mas que fazem a síntese da minha vida.

No trabalho eu me dou por inteiro, na minha família eu me dou por inteiro e na minha oração eu me dou por inteiro. Maria e Marta não se opõem, se complementam. Os chamados que Deus nos faz a cada dia devem encontrar dentro de nós um lugar de harmonia que potencializa a nossa doação de vida.

Feita a reflexão, voltamos a pergunta: como conciliar vida de oração, família e trabalho? E voltamos a resposta: só Deus sabe. Então, essa harmonia que põe ordem essa aparente dispersão é conhecida apenas por Deus, precisamos então recorrer a Ele. Jesus, no Evangelho, diz que Maria escolheu a melhor parte, a escuta d’Ele. O lugar, o tempo, a atenção mais privilegiados devem ser dados à oração. Não somente porque é a melhor parte, que é o lugar onde encontramos a Jesus, o nosso tudo, mas também porque é a única possibilidade dessa conciliação. Colocando Deus no centro, tudo mais vai se encaixando e tomando seu devido lugar e sua devida importância, nem mais nem menos.

Devemos, pois, nos esforçar para deixar Deus ocupar esse lugar central na nossa vida. E Ele generosamente nos dispõe dos instrumentos que nos ajudam nesse caminho, como a participação na Missa e nos demais sacramentos, o auxílio dos irmãos em um grupo de oração, e é claro O Congresso da Famílias Shalom!

Desejo, então, que você encontre a resposta para essa pergunta na sua vida de oração e com sua família, trabalhando sobretudo, junto Àquele que pode respondê-la. Reze por mim, Shalom.

Janio Gomes de Lima

Congresso das Famílias 2021

Durante as manhãs, os participantes acompanharão os temas centrais direto do Youtube da Comunidade Shalom ou da plataforma do evento. Os temas abordarão a cura das relações e a santidade e a missão da família. Além disso, haverá um reflexão importante sobre como a Igreja vê a Paternidade em Patris Corde e Amoris Laetitia. Já a programação da tarde será exclusiva para os assinantes do plano Básico e Premium, com oito workshops e um curso para noivos.

Para saber mais sobre o evento e planos de inscrição [CLIQUE AQUI]

Você pode seguir o Instragram @familia.shalom , inscrever-se no Canal das Famílias Shalom no Youtube e acompanhar as novidades.

Assista ao Teaser do Congresso:

Serviço

Serviço: Congresso Latino-Americano das Famílias 2021 
Data: 26 e 27 de Junho de 2021
Horários: das 9h às 12h (todos os dias), com webnários exclusivos para os assinantes no período da tarde. 

 

Continue lendo: 

Inscrições abertas para o Congresso das Famílias 2021

Série de lives em preparação para o Congresso das Famílias

Cardeal Kevin Farrell pregará no Congresso das Famílias 2021

Como educar os filhos à luz do Evangelho?

Matrimônio, sinal do amor


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *