Um dos países mais religiosos da Europa, a Polônia tem um jeito bem particular de celebrar o Natal. A tradição polaca prevê que o dia 24 de dezembro seja vivido guardando a abstinência de carne. A jovem Karolina Osiecka, que participa da Obra Shalom, conta como os poloneses costumam celebrar o nascimento de Jesus.
| Leia também: Como é o Natal em Madagascar?
“Segundo a tradição, quando a primeira estrela aparece no céu, todos os membros da casa se reúnem para o jantar festivo. Um elemento importante na mesa da véspera é a vela, que simboliza Cristo, e um lugar extra vazio, deixado segundo a tradição para um convidado inesperado ou para homenagear entes queridos falecidos. Primeiramente, é feita uma oração e lido um trecho da Bíblia sobre o nascimento de Jesus. Depois, todos compartilham o opłatek (uma hóstia não consagrada) e trocam votos de felicidades. A seguir, começa o jantar”.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
A refeição também traz elementos bem característicos da cultura polonesa. A tradição previa um banquete com 12 pratos diferentes, simbolizando os 12 apóstolos. Hoje, a maioria das famílias servem menos refeições, sendo as mais comuns uma sopa de beterraba com pequenos pastéis (barszcz czerwony z uszkami), diferentes tipos de peixe, sopa de cogumelos (zupa grzybowa) e pastéis recheados com repolho e cogumelos (pierogi z kapustą i grzybami).
“Um elemento indispensável do jantar da véspera de Natal é o makowiec (bolo de sementes de papoula)”, conta Karolina.
Como no Brasil, também é costumo fazer a troca de presentes na Véspera de Natal, após o jantar. “Cantam-se canções natalinas (kolędy), e as pessoas passam tempo juntas. Depois, os mais resistentes vão para a Missa do Galo (pasterka), que ocorre à meia-noite”, acrescenta Karolina.
O Natal e o dia seguinte são feriados nacionais no país. “Graças a isso, todos têm tempo para celebrar verdadeiramente o nascimento de Jesus, participando de missas, cantando kolędy e passando tempo com a família”, finaliza Karolina.
Participe do Retiro de Advento 2024
Prepare-se para o Advento com o Retiro “Peregrinos da Esperança”! Começando no primeiro domingo do Advento, 1º de dezembro, até 5 de janeiro, iremos trilhar um caminho de oração e intimidade com Deus, deixando que Ele transforme nosso coração para anunciar o Reino que já chegou em nossas vidas.
[Adquira o livro Peregrinos da Esperança]
A cada dia, seremos conduzidos pela oração e estudo bíblico diários com o Padre Adler Trindade e homilias diárias com o Padre João Chagas. Além disso, você terá acesso a conteúdos exclusivos. Tudo isso de forma prática e acessível, direto no seu WhatsApp!