Formação

Como fazer a leitura orante das obras espirituais?

Disse São Jerônimo a uma de suas filhas espirituais: “Procura ter sempre à mão algum bom livro, a fim de que te sirva de escudo para te defender dos maus pensamentos”.

comshalom

Estamos acostumados a ouvir falar da leitura orante da Palavra de Deus, também conhecida como Lectio Divina, pela qual o orante é chamado a se relacionar com as Sagradas Escrituras a partir de quatro passos fundamentais: leitura, meditação, oração e contemplação. A leitura orante é uma via segura para o encontro pessoal e íntimo com o próprio Deus, que comunica o caminho da Salvação ao seu povo por meio das Sagradas Escrituras, convidando-o a encarnar Sua Palavra por toda a vida terrena até ser conduzido ao encontro definitivo com Ele, na eternidade.     

Tal via de santificação ensina também a não ter apenas momentos de oração durante o dia, mas a transformar verdadeiramente toda a vida em uma oração contínua e agradável ao Senhor, o que significa que a Palavra de Deus não agirá apenas durante os minutos em que o orante estiver debruçado sobre ela, mas a todo instante do seu cotidiano, permeando seus pensamentos, palavras e atitudes concretas.

Aqueles que conseguem realizar esse bom propósito, nada mais vivem do que o chamado divino a todos os batizados, que, por força deste sacramento, tornam-se um povo consagrado a Deus, e, por consequência, tudo o que fazem também é consagrado ao Senhor, inclusive, as ações mais corriqueiras, como varrer um chão, cuidar dos filhos, conversar com um amigo ou ler um livro. Tudo isso, em um batizado, pertence e é consagrado a Deus.

Partindo desse pressuposto, um cristão pode aproveitar todos os momentos do seu dia para viver uma união mais profunda com Deus, inclusive, as leituras que escolhe fazer. E mais ainda quando se tratam de livros espirituais, cujos benefícios são imensos, como disse São Jerônimo a uma de suas filhas espirituais: “Procura ter sempre à mão algum bom livro, a fim de que te sirva de escudo para te defender dos maus pensamentos.

Assim, para potencializar ainda mais os salutares efeitos desses bons livros, seguem algumas dicas que favorecerão o aproveitamento mais eficaz das leituras espirituais:

Antes de iniciar a leitura

  1. Antes de tudo – se você não tem o hábito da leitura ou quer desenvolvê-lo para crescer mais na intimidade com Deus, inscreva-se no desafio Bendita Leitura, promovido pela Livraria Shalom;   
  2. Escolha um bom livro – certifique-se de que o livro escolhido está de acordo com a Sã Doutrina da Igreja Católica, pois nem todas as leituras classificadas como de espiritualidade são benéficas para a alma;
  3. Encontre um ambiente favorável – escolhido o livro, procure ler em um local conveniente, com silêncio e boa iluminação; 
  4. Criar hábitos – estipular horários e quantidade de páginas por dia educa o organismo a absorver melhor o conteúdo lido;  

Durante a leitura

  1. Siga passos inspirados na Lectio Divina – guardando as devidas proporções, as etapas da Lectio utilizadas no estudo bíblico podem ser úteis para ajudar em uma boa leitura espiritual, tais como: ler mais de uma vez os trechos do livro que mais lhe chamaram atenção; anotá-los em um caderno ou em um planner de leitura ; se for conveniente, parar um pouco a leitura e meditar a respeito da frase que foi anotada e talvez recordar alguma situação em que esse conteúdo pode ser útil, pois, por vezes, encontramos respostas para nossas questões cotidianas ao ler a biografia de um santo ou outro livro com temas sobre o perdão, a paciência, a fé etc; 

Depois da leitura

  1. Concretizar os ensinamentos adquiridos – por fim, ainda como um último passo da leitura orante, é importante levar o que foi lido para a vida, para que não se torne apenas uma teoria distante da sua vivência cristã, mas realmente auxilie no seu crescimento espiritual, humano e vocacional;
  2. Ao perceber que um livro é proveitoso para sua vida espiritual, não esqueça de indicá-lo para outras pessoas que também necessitam fazer essa experiência.       

Boa leitura!      


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa tarde! Gostaria de adquirir o livro Enchei-vos para estudo bíblico. Onde encontro aqui em Goiânia? Tenho ligado nas livrarias católicas mas não tenho obtido sucesso.