Segundo a Tradição da Igreja, Joaquim e Ana, já com idade avançada e sem filhos, engravidaram da Virgem Maria, e, após esse milagre prometeram que iriam consagra-la a Deus.
Aos três anos de idade, a menina Maria, plena do uso da razão, pois sendo ela concebida sem pecado trazia em si um ardente desejo de ser toda de Deus, pede aos seus pais que cumpram a promessa de consagra-la no Templo. Chegando em um Templo em Jerusalém, a pequena Maria, cheia de fervor e impulsionada de amor a Deus, sobe apressadamente a escadaria do Templo, sem olhar pra atrás, apresenta-se a Deus e consagra a si mesma por inteiro.
Quão decida foi a pequena menina ao se unir a Deus e assim abraçar a Santa Vontade. Dessa forma, todos nós cristãos, pela graça do batismo, somos chamados a entregar a nossa vida a Deus sem nos prender as coisas do mundo e, cheio de fervor e com um amor ardente, unir a nossa vontade com a dEle.
Assim, como Shalom, somos chamados a, da mesma forma que Maria, nos consagrar a Deus por inteiro e sem reservas. Embora sejamos os mais fracos e que muitas vezes não conseguimos caminhar sem olhar para trás, amparados pela Virgem Maria, a Esposa do Espírito, nós podemos, pela sua intercessão e inflamados de Amor Esponsal, caminhar com determinada determinação em direção a vontade de Deus.
Que hoje, a exemplo da Virgem Maria, Nossa Senhora da Apresentação, nós renovemos a oferta da nossa vida à Deus e assim sejamos sinais do seu amor para com toda a humanidade.
Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!
Renata Rocha
Discípula da Comunidade da Aliança