Notícias

Como montar o repertório de músicas para a Santa Missa?

É preciso levar em consideração a realidade de cada paróquia, de cada comunidade, de cada movimento.

comshalom

Em vídeo divulgado no instagram do ministério de música da missão Shalom em Fortaleza, a consagrada da Comunidade de Aliança, Sibele Veiga, partilha algumas dicas para montar o repertório de músicas para a Santa Missa.

Antes de pontuar as orientações, Sibele ressalta que é preciso levar em consideração a realidade de cada paróquia, de cada comunidade, de cada movimento. É a partir disso, e com um olhar atento às orientações da Igreja sobre os cantos litúrgicos, que é possível montar essa sequência de músicas para a celebração.

1 – Repertório Mensal

A ideia de construir um repertório mensal é aproveitar melhor as músicas sem repetí-las muitas vezes. Sibele explica que faz um planilha para poder visualizar melhor quais canções serão inseridas no repertório das celebrações dominicais. Essa visão geral permite que músicas antigas e novas possam ser inseridas com mais facilidade.

2 – Definir os cânticos que não variam

O cântico do Ato Penitencial, do Glória, do Santo, do Cordeiro e, na Vocação Shalom, o cântico mariano no final da missão não variam de acordo com a liturgia. Por isso, eles podem ser definidos previamente. Assim, é possível utilizar versões dessas músicas de álbuns litúrgicos diferentes.

3 – Conhecer bem a assembleia

Se a missa acontece no Shalom, é possível explorar mais as músicas da Comunidade. Mas se a missa acontece em uma paróquia vale a pena utilizar cânticos mais populares para ajudar a assembleia a participar melhor da celebração.

4 – Meditar a Palavra

Ler a Palavra e descobrir o rhema de cada celebração é muito importante para escolher a música de Ação de Graças, por exemplo. Toda missa tem uma condução especial e por isso é preciso estar atento a esse movimento que muitas vezes pode ser motivado a partir da homilia do sacerdote. A dica é buscar sempre, por meio da oração, a voz de Deus a partir das leituras de cada celebração.

Assista ao vídeo da missionária

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Música Shalom Fortaleza (@musicashalom) em 21 de Out, 2020 às 8:52 PDT

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *